Alemanha · Europa · Munique

Marienplatz e passeio pelo Centro de Munique

Chegamos em Munique a partir de Viena e paramos na estação central (München Hbf) que fica a poucos passos da Marienplatz, a praça mais famosa de Munique.

Ficamos no Marc Hotel que é estrategicamente localizado entre a estação central e a praça, tudo super acessível a pé. Outra vantagem foi poder tomar café da manhã todos os dias não estação, que tinha com uma opção melhor do que a outra, nunca vi uma estaçao de trens assim, e com o melhor croissant de chocolate da Alemanha, comia um todos os dias!

Na nossa primeira manhã caminhamos até a Marienplatz, a praça central de Munique desde 1168! Ela foi batizada por causa da coluna Mariensäule que fica bem no centro da praça e que é uma homenagem ao fim da invasao sueca à Alemanha. Na Idade Média essa praça era dominada por mercados e torneios, já imaginou!?

Hoje as atraçoes principais sao a Neues Rathaus, ou a nova prefeitura e a Altes Rathaus, o prédio da antiga prefeitura, em estilo gótico e erguido em 1470!

Na sua torre, às 11h em ponto (e também às 17h) começa o espetáculo do Glockenspiel, o relógio que foi construído inspirado nos torneios que aconteciam ali na praça.

Tem camponês, tem cavaleiro, tem rei e vários outros personagens da época. A apresentação de bonecos de madeira é embalada pela música de 43 sinos do carrilhão.

O espetáculo dura 8 minutos e a praça lota de turistas. Vários restaurantes tem suas mesas voltadas para o relógio em frente para que seus clientes possam assistir ao show. Pegamos um dessas mesinhas, tomamos uma cerveja e gravamos o número todo. A dança representa a primeira, realizada em 1517, para animar os cidadãos ameaçados pela peste.

Logo atrás da Neues Rathaus está a Frauenkirche (Catedral de Nossa Senhora Bendita), construída em estilo gótico e famosa pelos domos sobre as torres. A igreja é uma das maiores estruturas góticas do Sul da Alemanha.

A prefeitura proibiu a construção de prédios com mais de 100m de altura nas proximidades da ingreja e é possível subir em sua torre e ter uma vista panorâmica da cidade.

Um pouco mais para frente está o Viktualienmarkt (Viktualienmarkt 3, 80331 München, Alemania) um misto de Biergarten com mercado de rua. É o local ideal para começar a se aventurar nas comidas típicas.

Lá há uma enorme quantidade de barracas vendendo queijos, pimentas, salsichas, pães, flores além de uma grande variedades de restaurantes e bares com vários tipos de cerveja e comida.

Há uma grande área livre com bancos, ou seja, ujm verdadeiro Biergarten para que você possa escolher sua comida e curtir a tarde sob o sol. Nos esbaldamos em camarões e lagostas enormes a preços módicos. Simplesmente delicioso!!

O Viktualienmarkt fica aberto o ano inteiro de segunda a sexta das 10 as 18 e aos sábados até as 15 horas. A estação de metrô mais próxima é Marienplatz. De lá seguimos nos perdendo pelas ruazinhas até que chegamos à Hofbräuhaus, mas isso já é assunto para outro post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s