Austria · Europa · Viena

Viena // Ringstraße e as principais atrações do Centro

A Ringstraße é uma avenida circular, da década de 1860, circundando o distrito de Innere Stadt, o distrito mais antigo e centrico da cidade. É o principal cartao postal de Viena e ponto de partida para um roteiro a pé pela cidade.

A avenida foi construída seguindo uma antiga muralha, que servia para proteger a cidade. Com o tempo, os nobres ficaram sem espaço para construir seus palacetes dentro do centro da cidade e começaram a fazê-lo do lado de fora dos muros. Desta forma, percebeu-se que o atual cenário mundial não impunha mais a utilização de muralhas protetores. O Ringstraße ainda circunda o Centro Antigo de Viena, como a muralha original o fazia séculos atrás.

Na Ringstraße estão os principais palácios, área de pedestres, os museus, o Volkspark e as principais atrações da cidade. Em seu final, bem em frente o Volkspark está o Palácio de Hofburg e  a prefeitura, a Hathaus, com uma torre central de mais de cem metros.

O palácio mais famosos é o Hofburg, antiga residência dos Habsburg, é um complexo de residências imperiais, museu, biblioteca, escola de equitação, capela, igreja e sede do poder Austríaco.

Compramos o ingresso na própria bilheteria sem filas e o que mais gostamos foram os aposentos reais e as coroas, louças em ouro, prata e porcelana e jóias, mas fotos lá dentro sao proibidas.

No complexo também está o Museu da Sissi, que inclui a ala com seus aposentos e utensílios como uma ‘espremedora de carne de pato’. A Imperatriz vivia de diet e só tomava suco de carne de pato.

Lá também está a Escola de Equitação de Viena que foi fundada em 1572, e nela os Habsburg formaram o Spanische Reitschule, que logo se tornou um padrão mundial no adestramento de cavalos.

Seguindo pela avenida Ring, chega-se ao Kunsthistorisches Museum com as obras de arte acumuladas pela dinastia Habsburg e em frente o Naturhistorisches Museum ou o Museu de História Natural de Viena.

Depois siga sua caminhada até a Mariahilfe Strasse, principal rua de comércio de Viena, onde estão as principais lojas de departamento da cidade.

A rua de pedestres mais importante é a Graben, mas também vale percorrer as vizinhas Kärntner e Kolmarkt, e se perder por ali passeando entre os cafés e confeitarias com suas mesinhas na rua. Os confeiteiros de Viena tem fama internacional e as frutas de mazipã são obras de arte deliciosas. Na Dorotheergasse está a famosa sanduicheria Trzesniewski, que merece um post a parte.

A partir da rua Kärtner chega-se a Stephanplatz onde fica a Catedral Stephansdom com sua torre de 137m de altura. A catedral gótica encontra-se no centro de Innere Stadt e seus 343 degraus conduzem a uma estreita plataforma de onde se pode admirar lindas vistas de Viena. Erguida em 1358 no lugar de uma igreja do século 12, esta catedral possui também resquícios arquitetônicos romanos.

Na praça há várias atrações de rua como shows de marionetes e diversas lojas de souvenir que vendem os famosos marzipãs de Mozart.

Próximo dali fica o Schloss Belvedere, que significa Bela Vista, e que foi batizado por Maria Theresa. Em estilo Barroco também foi ocupado pelo Imperador Franz Joseph e pela Imperatriz Elisabeth. A cidade de Viena impressiona pela beleza, pelas avenidas amplas, bem cuidadas e arborizadas e pela elegância e eduação dos moradores. O transporte é excelente com bondes, ônibus e metrô que te leva para todos os pontos turísticos.

Ficamos hospedados no hotel Ibis Mariahilf bem no centro e ao lado da estação do metrô.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s