Espanha · Europa · Madrid

Madrid | Noite madrileña e bairro La Latina

La Latina é o endereço certo para uma autêntica noite madrileña e um dos seus rituais mais tradicionais: o tapeo. Madrid, na verdade, é uma cidade para ser vivida, ‘salir de marcha’, como os espanhóis dizem (ir para a balada) ou para ‘tapear’. A noite madrilena é famosa internacionalmente e além dos bares de tapas há muitas baladas que começa lá pela 1 ou 2 horas da manhã até às 5 ou 6 horas.

Mercado San Miguel

Nada mais gostoso do que parar em um dos muitos bares da cidade e pedir umas tapas (uma pequena porção) e um ‘tinto de verano’.

Lamiak
Mercado San Miguel

A origem das tapas remonta ao rei Afonso V que exigiu que os estabelecimentos servissem uma pequena porção de comida para amenizar os efeitos do álcool. Imagina como devia ser a bebedeira!

E se você acha que já passou da idade, não se acanhe, pois na Europa você vai ver um senhor de 80 anos ao lado de uma criança de 10, todos dividindo o mesmo espaço no bar. E isso é uma das coisas que eu mais admiro nos Europeus, eles sabem viver, sabem aproveitar a vida como ninguém e não há idade para parar.

Lamiak

Então se você já entrou no clima, basta descer na estação de metrô La Latina e procurar a rua Cava Baja.

Rua Cava Baja

É uma rua cheia de bares de tapas um do lado do outro, um especializado em presunto ibérico, outro em patatas bravas (batatas fritas com molho de tomate picante), outro em queijos, tudo em forma de tapas, claro, ou pintxos, que são espetinhos que eles montam com azeitonas, anchovas, presunto, boquerones (que são anchovas sem sal – uma delícia), frutos do mar entre outro.

Analise o lugar, dê uma olhada no pessoal e se gostar, entre. Passe algum tempo lá e depois vá para outro bar. O tapeo perfeito consite em repetir esse ritual até o sol raiar. Essa é a noite de Madrid!

A noite que fomos era uma terça-feira então os lugares não estavam ultra lotados como costuma ficar e alguns já estavam fechados, chegamos por volta das 22h. Então entramos no mais cheio e que ainda estava aberto, o Lamiak, e depois descobrimos que esse é o point de Madrid, um dos bares mais descolados e procurado pelos espanhóis antenados. Aí, é só ir no balcão e fazer o pedido: tapas e tinto de verano!

Lamiak

De lá tentamos entrar em outros bares, mas já estava quase tudo fechado, mas tem diversas opções como: Posada del León, especializada em croquetes e queijos, o Orixe, especializado em tapas de frutos do mar e a famosíssima Casa Luca, que dizem ter as melhores tapas da rua!

Stop Madrid

Outras opções de bares para tapear fora do La Latina são o Stop, uma das tabernas mais antigas de Madrid fundada em 1929 especializada em presunto ibérico e o Mercado de San Miguel que é imperdível!! Leia mais dicas de onde comer em Madrid neste post aqui.

Mercado San Miguel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s