Espanha · Europa · Zaragoza

El Tubo em Zaragoza: rota das tapas espanholas

Confesso que quando decidimos passar a Páscoa em Zaragoza e comecei a pesquisar o que podíamos fazer por lá, no momento em que li sobre El Tubo comecei a ficar super empolgada com a idéia de um lugar dedicado exclusivamente ao tapeo espanhol que eu tanto amo. E isso é o El Tubo, um emaranhado de ruazinhas em pleno Centro Histórico da Cidade com vários barzinhos para tapear.

El Tubo, Zaragoza

Os bares espanhóis tem um conceito muito diferente dos barzinhos brasileiros: primeiro que eles são para toda a família, você vai encontar do avô ao recém nascido, todos convivendo na maior harmonia; outro ponto está no charme e história de cada edifício, móvel e decoração aliado à deliciosa tradição das tapas, iguaria na qual os espanhóis são especializados!

Tapas Espanholas em Zaragoza

As tapas, para quem não conhece, são pequenas porções de comidinhas, que servem para acompanhar a bebida, ou seja, uma espécie de aperitivo. Há uma lenda que diz que as tapas surgiram quando o rei Afonso III estava tomando uma taça de vinho em Cádiz e por causa de um pequeno golpe de vento que levantou a areia do chão, o garçom cubriu a taça com uma fatia de presunto para que a areia não entrasse. O rei adorou a ideia da tampa (“tapa” em espanhol) e passou a pedir as próximas taças com a mesma “tapa”.

Outra lenda, essa do período dos Reis Católicos, para combater as brigas na saída das tabernas pelo excessivo consumo de álcool, se obrigou a todo estabelecimento servier junto com a bebida uma porçãozinha de comida para minimizar seus efeitos.

As principais ruas do El Tubo são a Calle Estébanes e a Calle Libertad, mas há barzinhos por todas as ruazinhas adjascentes que oferecem várias possibilidades para uma rota de tapas completa!

Mercado Gastronômico Puerta Cinegia

Nós começamos na Calle Coso nº 35, onde está o Mercado Gastronômico Puerta Cinérgia com mais de 20 estandes de comida e uma área de mesas coletivas em um ambiente muito familiar.

Você escolhe as “croquetas” da vitrine e ela sao fritas na hora

El Champi

Nossa segunda parada foi no El Champi, que serve somente um tipo de pincho: champignon gigantes na chapa com azeite e alho dentro de um pâozinho bem macio.

Nos chamou muito a atenção a enorme chapa cheia de cogumelos e o cherinho pelo ar é irresistível.

Há vinho e cerveja e as mesinhas não tem cadeiras – o giro é rápido porque o lugar é lotado, mas bem amplo e muito bom!

Almau Bodegas

Já o Almau Bodegas é um dos melhores que fomos. Com estilo bem tradicional, rodeado por vinhos de todos os lados, surpreenden os pinchos que tem um toque exótico: comi um de queijo de cabra, anchova e chocolate e outro mais normal de quijo de cabra e geléia. As azeitonas também são bem boa acompanhadas de um vinhozinho espanhol especial.

Tapa de queijo de cabra, anchova e chocolate

Do lado de fora há uma área super agradável para conversar e tapear. Gostamos bastante.

Casa de las Migas

Na Casa de las Migas pedimos o prato mais famoso da região, as migas claro! Miga é miolo de pão em espanhol e o prato é uma espécie de farofa de miolo de pão, com azeite cebola e chistorra, uma linguicinha um pouco mais temperada e macia que a calabresa.

Casa de la Migas em Zaragoza

O lugar estava lotado, eles tem um ambiente interno e uma espécie de Biergarten também. Conseguimos com muita sorte encontrar uma mesinha de dois, mas a espera pelas migas foi grande. A sorte é que no balcão há uma parte de tapas já prontas que são servidas na hora, muito boas e várias feitas com frutos do mar! Masd e todos os que visitamos, esse foi o que menos gostamos.

Taberna Doña Casta

Finalizamos a noite na Taberna Doña Casta especializada em croquetes. Nos sentamos no balcão em frente à parte onde ficam expostos todos os bolinhos já preparados prontos para fritar.

Prontos para fritar

A variedade de sabores é enorme e também com um toque diferente. Pedi um de champigon com queijo de cabra e outro de cogumelos com foie gras. Deliciosos e fritinhos na hora! O ambiente é mais escurinho e menor.

Croquetas com recheios exóticos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s