Nossa primeira parada em Salvador foi no Solar do Unhão, um conjunto arquitetônico composto pelo Solar, pela Igreja Nossa Senhora da Conceição, um cais, senzala, alambique e o Museu de Arte Moderna da Bahia.
Em 1690 foi lar do Desembargador Pedro Unhão Castelo Branco que deu o nome ao lugar. Note os painéis de azulejo português, o chafariz e a capela do século XVIII. O terrenos passou por vários donos e transformou-se em engenho de açúcar, quartel até virar museu.
Nós visitamos de manhã, mas se tiver a oportunidade deixe para o final do dia para pegar o pôr do sol.
Seguimos para a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, construída no século XVII.
Desde o século XVIII, a basílica era frequentada por públicos de diferentes religiões. Uma delas, o islamismo, influenciou escravos muçulmanos a usarem roupa branca em reverência a Allah, e a tradição de usar branco se mantém até hoje, principalmente às sextas-feiras, quando gente de toda a parte do mundo sobe a Colina Sagrada para assistir a uma missa ali.
A decoração interior, toda folhada à ouro é muito bonita e do lado direito é possível visitar a sala dos milagres.

Do lado de fora, bem na entrada, está mural cheio de fitinhas do Senhor do Bonfim. Nós amarros a nossa e aproveite para colocar uma no punho, fazendo 3 nós e 3 pedidos.
O único inconveniente dessa zona sao os milhares de vendedores de fitinha e flanelinhas bem insistentes. Pertinho da Igreja do Bonfim está o bairro Ribeira, antigamente reduto da classe alta baiana, e que hoje, apesar de popular, ainda abriga antigos casarões, inclusive construções com projeto de Gustav Eiffel.
De lá seguimos pela orla até a Praia de Pituba onde fica o Restaurante Coco Bambu. Um dos mais tradicionais do Nordeste com pratos de frutos do mar impecáveis, ambiente agradável e preço justo.
Continuamos em direção a Praia de Itapuã, a praia mais famosa de Salvador, com seu famoso farol e chegamos até a Praia do Flamengo, a Riviera de Salvador. De lá é um pulo para a Praia do Forte ou para o Aeroporto.
Solar do Unhão – Av. Contorno s/n | Solar do Unhão, Salvador
Basílica Senhor do Bonfim – Largo do Bonfim, s/n, Salvador – BA, 40415-475