Américas · Brasil · Mariana · Minas Gerais

Mariana e o espetáculo dos tapetes de fé

Mariana foi a primeira cidade e capital de Minas Gerais por ter sido no século XXII uma das maiores produtoras de ouro para a Coroa Portuguesa e seu nome foi dado em homenagem à rainha D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V.

A Igreja principal, a Catedral Basílica da Sé fica na praça Central onde antes era o pelourinho da cidade, local onde os escravos eram castigados em público e geralmente há uma coluna no meio da praça. Próximo à ela existem muitas lojinhas de artesanato, café e restaurantes.

Mas a Igreja mais bonita, na minha opinião, fica um pouco mais ao lado, a Igreja de São Francisco de Assis onde estão os restos mortais do Aleijadinho que fez as pinturas da nave e da sacristia. Ao lado fica a Igreja nossa Senhora do Carmo com pinturas do mestre Francisco Xavier Carneiro.

Como visitamos a cidade no feriado de Corpus Christie pudemos assistir ao espetáculo dos tapetes de cerragem colorida que se espalham por diversas ruas da cidade. Mariana é o berço da religiosidade mineira, tendo abrigado o primeiro bispado de Minas há 250 anos.

Os tapetes de Corpus Christi são uma tradicao catolica muito popular em Minas. A tradiçao vem de Portugal e difundida no Brasil durante a época da colonizaçao. A arte consiste na confecção de representações de cenas bíblicas sobre as ruas com serragem, sal coloridos, borra de café, areia, flores, farinhas, dentre outros.

Seu comprimento varia de acordo com cada cidade ou paróquia, indo desde poucas centenas de metros até alguns quilômetros., e, em geral, ligam duas igrejas, decorando o caminho da procissao.

Chegamos no meio do dia da quinta-feira e os tapetes estavam sendo confeccionados, mas para quem curte a celebração, a festa começa na quinta-feira com a celebração da missa e às 6h começa a confecção dos tradicionais tapetes pelos artistas plásticos da Associação Marianense de Artistas Plásticos – AMAP, nas ruas Josafá Macedo, Direita e na Praça da Sé.

Às 17h acontece a celebração de Corpus Christi na Praça dos Ferroviários seguida da procissão até a Catedral Basílica da Sé onde acontece a benção do Santíssimo Sacramento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s