Américas · Brasil · Estrada Real · Minas Gerais · Ouro Preto

Ouro Preto, a Cidade Histórica de Aleijadinho

Quando penso em Ouro Preto, a primeira coisa que me vem a cabeça é Aleijadinho, um dos maiores artistas do período colonial brasileiro e ilustre cidadao de Ouro Preto, uma das cidades mais famosas pela arquitetura colonial e a primeira do país a ser considerada Patrimonio da Humanidade pela UNESCO.

A história da cidade, assim como Tiradentes, começou com a exploraçao do ouro, nesse caso, desemcadeado por um cidadao que encontrou um pedaço de pedra negra (ouro escurecido) e desemcadeou a maior febre de ouro do país. A cidade, que nessa época, se chamava Villa Rica, enviou toneladas de ouro à Coroa Portuguesa durante o século XVIII e hoje o que restou é a sua arquitetura barroca.

Nós chegamos em Ouro Preto vindos de Belo Horizonte e depois de um rápido pit stop em Mariana. Almoçamos na estrada em um restaurante muito legal e diferente, o Jeca Tatu, que fica em um lindo mirante e é uma mistura de rancho + loja vintage + o melhor Pastel de Angu da cidade!

Pastel de Angu? Isso mesmo, até chegar ao Jeca Tatu você estará desejando pastel de angu mais do que água no deserto. Cada placa, cada poste, cada banner da BR 040 te insitará a isso. Resumindo: tem que provar. Vai por mim que o trem é bão, sô!

Nos hospedamos na Pousada Nello Nuno que é muito boa e super bem localizada, no coração de Ouro Preto. Deixamos as malas e saímos para passear!

Ouro Preto é um emaranhado de calçadoes de pedras serpentiados por fontes, casinhas típicas, capelas e igrejas dos séculos XVI e XVII.

É uma cidade compacta e fácil de ser navegada, mas ao mesmo tempo as ladeiras tornam o passeio um pouco mais difícil e cansativo. A cidade, no entanto é cheia de história, bares, restaurantes e repúblicas estudantis.

Começamos pela Praça Tiradentes, a mais famosa e central da cidade. Lá está o Museu da Inconfidencia, além de várias lojinhas de artesanato com as famosas namoradeiras na janela e muitos barzinhos e restaurantes. À noite o museu fica todo iluminado e é a coisa mais linda!

Ladeira abaixo passamos pela Igreja de São Francisco de Assis com muitas obras de Aleijadinho e Ataíde. Logo em frente, no Largo Coimbra, há uma feirinha de artesanatos em pedra sabão, típico da cidade.

Alguns passos para o lado e você encontrará outra igreja, a Nossa Senhora do Carmo em estilo barroco-rococó e logo mais a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição projetada por Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, em sua nave encontram-se as sepulturas de ambos.

Quase ao lado está a Casa dos Contos, uma antiga casa de pesagem e fundição de ouro era onde o quinto era recolhido. Outra parada obrigatória é na Casa-Museu de Aleijadinho, que foi um dos lugares que mais gostei de visitar.

O museu oferece um mini tour pela casa, contando a história da sua vida e no final você degusta a melhor cachaça da região, a Safra Barroca, que dizem ser afrodisíaca, e a cachaça tomada pelos nobres.

 

Ela é vendida em uma garrafa de pedra sabão por cerca de R$120, somente nesse museu. E eu que não sou chegada em cachaça, tenho eu te dizer que vale muito a pena. Ela é deliciosa, meio adocicada e saborosa. Em garrafa de vidro a cachaça tem valor menor, mas não é tão charmosa.

Por fim, visitamos a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, um dos exemplos máximos da arte barroca brasileira e um dos pontos altos de toda a Estrada Real. Ela tem mais de 400 kg de ouro em sua decoraçao e o Museu do Oratório tem peás religiosas de diferentes estilos.

Como estávamos lá em plena Copa do Mundo, aproveitamos para assistir o jogo da Inglaterra x Uruguai no Escadabaixo Pub e Butequim. O pub é literalmente escada abaixo; no térreo fica o restaurante. O ambiente é bem legal e os drinks ótimos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s