O que comer na Rússia

A comida russa, como muitas outras, incluindo pratos famosos da culinária brasileira está inspirada na comida dos camponeses, no caso específico desse país, daqueles que tinham que sobreviver longos e intensos invernos, ou seja, com muito carboidrato e gorduras. Além disso, por conta de vários conflitos, há muita imigração georgiana o que também influenciou muito a comida russa. Se estiver por lá, recomendo ao menos ir a um restaurante georgiano e provar Amamos todos e deixo abaixo alguns dos nossos preferidos, com os nomes em russo, já que muitos lugares não tem cardápio em Inglês:

Beef Stroganoff (Бефстроганов)

Prato nº 1 a ser provado na Russia – o strogonoff! Nós provamos em St. Petersburgo na Stragonoff Steak House e estava uma delícia. Servido com purê de batatas e picles é bem diferente ao que estamos acostumados, está mais para uma carne de panela.

Pelmeni (пельмени)

É uma espécie de ravioli com diversos recheios de carne, espinafre, queijo e inclusive doce como de cereja. Há inclusive um restaurante especializado somente nessa iguaria em Moscou, bem pertinho do Teatro Bolshoi, o Lepim i Varim.

Borscht (борщ)

A famosa sopa de beterraba com vodka, carne e outros legumes que eu já amava desde que provamos na Polônia. Geralmente é comido de entrada.

Blini (блины)

Outro “tem que comer” estando na Russia é o Blini que são panquecas bem fininhas, tanto doces como salgadas, e que são comidas no café da manhá, almoço ou jantar, servidas com frutas, Svetana (um iogurte russo maravilhoso) e a versão mais tradicional com caviar. Tem em todos os lugares porque é a paixao nacional russa e o tradicional é que venha em um prato acompanhado por ovo ralado.

Cheburek (Чебуреки)

É bem parecido ao nosso pastel de feira e geralmente recheado com carne. É a típica comida rápida de rua.

Caviar (икра) ou Ikra

O caviar é muito consumido na Rússia, especialmente por ser um símbolo de luxo e riqueza. O preto, do esturjão, é o mais raro e caro e o de salmão é mais popular.

Salad Olivier (Оливье)

É a nossa famosa maionese. Eu não sabia que sua origem era russa até vir morar em Barcelona porque aqui ela se chama Salada Russa.

É uma espécie de iogurte/ sour cream que acompanha a maioria dos pratos russos, salgao ou doce, e é inclusive usado como recheio de bolos.

Bebidas

Vodka (водка)

Mais de 70% de todo álcool consumido na Rússia é Vodka. Reza a lenda de que ela foi inventada por um monge do Monatério de Chodv dentro do Kremlim de Moscou. A Vodka foi por muitos anos produzida exclusivamente em Moscou. As melhores marcas são Smirnoff, Beluga e Stolichnaya.

Doces

Bolo Napoleao (торт Наполеон)

É o famoso mil folhas russo. É muit crocante, mas ao mesmo tempo dissolve na boca. Entre uma “folha” e outra o recheio é de Smetana e pêssego em calda.

Bolo de Mel (Медовый торт)

Um tipo de “bolo de rolo” com diversas camadas super fininhas entremeadas por mel.

Kartoshka – uma massa de bolachas, manteiga e cacau.

Syrniki (сырники)

É um doce que parece um bolinho recheado de queijo cottage.

Alenka Chocolate (Алёнка)

Agora o chocolatinho mais famoso da Rússia da marca Alenka. Ele é produzido desde 1965 primeiramente como parte de um programa de alimentação socialista, como um chocolate barato produzido em larga escala. Para escolher a bebezinha da capa foi realizado um concurso e dizem que a ganhadora foi Svetlana Allilueva, a filha de Stalin.

Comida georgiana

Khachapuri – é um pao, tipo masssa de pizza, também já vi na Turquia, com recheios variados, mas o que mais se repete é o de queijo com um ovo em cima.
Khinkali – Uma espécie de ravioli com recheio de carne, batata, cogumelo ou queijo. Eles tem um caldinho dentro e o segredo está em dar uma primeira pequena mordida, tomar o caldinho e depois comer o resto.

Categorias:Europa, Moscou, Rússia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s