Um ponto chave da cidade é a região da Hauptwache. Este área é o que pode se chamado de centro de compras da cidade, pois tem uma ótima conexao de transporte público. Quase todas as linhas do S-Bahn (trem de superfície) passam por ali, entao é um excelente ponto de partida, desde o aeroporto, caso esteja fazendo uma escala na cidade e também ponto de partida para o roteiro de 1 dia em Frankfurt, que abriga a parte mais histórica da cidade.

Hauptwache
A Hauptwache é a região mais central de Frankfurt. Esta é uma das pontas do Zeil, o importante calçadão comercial da cidade. É no famoso Zeil que estão todas as grandes lojas de departamento como Galeria Kaufhaus, My Zeil, Primerak entre outras. É passagem obrigatória para quem vai à Frankfurt.


Bem no meio da Hauptwache já se vê a primeira atração deste roteiro por Frankfurt: o prédio, onde hoje funciona o Café Hauptwache, e que foi construído em 1671 e era o lugar de guarda do exército de Frankfurt na Idade Média.
Zeil
O Zeil é a principal rua de comércio de Frankfurt, fica no centro da cidade e é uma das ruas comerciais com maior volume de vendas da Europa. Encontram-se aqui várias lojas de redes europeias, como Zara, Mango, C&A, H&M, Primark, entre outras. Além, é claro, das grandes lojas de departamento alemãs, como Kaufhof, Karstadt e Peak & Kloppenburg.



Konstablewache
A Konstablerwache é uma grande área, tipo praça, e é o começo do calçadão Zeil. Aqui também tem uma grande estação de trens e metrôs no seu subsolo e por ali também passam os bondes (Strassenbahns). Esta região tem um comércio mais popular e também tem bastante movimento.


Na praça da Konstablerwache acontee uma feira dos produtores da região 2 vezes por semana. Aqui, nas 5ªs-feiras (10-20h) e sábados (08-17h), estão inúmeras barraquinhas vendendo produtos frescos, direto da horta. Entre eles, pode se achar legumes e frutas frescas, queijos, vinhos, pães, entre vários outros produtos. Ainda pode-se achar especialidades típicas regionais, como o Grüne Sosse (molho verde) e comidinhas.
Kleinmarkthalle
Este é o grande mercado local que vende diversos produtos frescos diariamente em 1500 m² distribuídos em mais de 60 lojas. Semelhante a uma feira livre em ambiente coberto, aqui pode se comprar carnes, frutas e legumes fresquinhos, grãos, flores, especialidades nacionais e internacionais, inclusive vários produtos brasileiros.


Ainda aqui pode se provar especialidades alemãs nas bancas do corredor de entrada e até ter refeições, seja no restaurante do 2º piso, seja nestas banquinhas. Pedimos Wurst mit Brötchen (salsichão com pão) no Screiber, o quiosque mais tradicional dali!


Voltando e seguindo pela Neue Kräme, logo se chega no centro histórico da cidade, na Paulsplatz. Ali se encontra a Igreja de São Paulo (Paulskirche).
Paulskirche
A Igreja de São Paulo é um dos mais relevantes pontos históricos de Frankfurt. Ela já não é mais uma igreja, apesar de ter sido consagrada em 1833, e sim um lugar de eventos, mas ainda possui o nome de Paulskirche. Aqui, a Assembléia Nacional criou a primeira constituição democrática para a Alemanha. Atualmente, acontecem aqui cerimônias de premiação e eventos políticos e culturais. Bem perto está uma loja Tchibo, que só existe na Alemanha e vende de tudo, até café, bem baratinho!


Também por ali provamos o tradicional joelho de porco, bem a pururuca. Delícia!

Goetheplatz e Goethestrasse
A praça chama-se Goetheplatz, em homenagem a Goethe que foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX, tendo escrito diversos livros importantes, entre eles Fausto.


Já a Goethestraße é o primeiro endereço a se ir para fazer compras de luxo em Frankfurt. Ali estão reunidas as melhores lojas de luxo da cidade.




Continue em direção a Alte Oper pela Freßgass, a rua mais charmosa de Frankfurt. Um ótimo lugar para parar e tomar um cafezinho.
Alte Oper Frankfurt
A Ópera Antiga de Frankfurt é uma das mais importantes casas de óperas do mundo. Inaugurada em 1880, foi completamente destruída na 2ª Guerra Mundial e somente 4 décadas depois foi reinaugurada, em 28 de agosto de 1981.

A fachada foi mantida, mas o interior da ópera abriga o melhor de acústica da época. Aqui acontecem apresentações de altíssimo nível, sendo de música clássica, jazz e musicais de sucesso mundial.

Torre Eschenheimer
A torre Eschenheimer tem estilo medieval, possui 47 metros de altura e fazia parte das muralhas que cercavam a cidade de Frankfurt. Foi construída como uma torre de vigilância no século XV e é a única torre de estilo medieval que restou na cidade!

Börseplatz (Praça da Bolsa de Valores)
Pertinho da torre Eschenheimer fica a Börse, ou bolsa de valores de Frankfurt. Na frente do edifício há estátuas do touro (que indica alta na bolsa) e do urso (que indica queda na bolsa).


É o mesmo princípio do touro da Wall Street, por isso acariciar suas partes íntimas “traz dinheiro”. Eu adorei essa regiao porque tive a sorte de passar por ali no horário do happy hour, a caminho de um janatr com minhas amigas, em uma sext-feira, e os barzinhos estavam lotados. Além disso, apesar de ser Maio o tempo estava incrível!


Acompanhe nossos vídeos de Frankfurt:
Veja o nosso roteiro no mapa: