Tirar o visto para o Canadá é fácil, mas ao mesmo tempo trabalhoso. O site até é bem explicativo, mas não diz exatamente todos os formulários que devem ser preenchidos.
O Consulado fica no Centro Empresarial Nações Unidas – Torre Norte e aproveitando um dia em que estava fazendo treinamento do mesmo edifício fui lá buscar informações e o atendente me disse para procurar no site (!?).
Tudo bem, voltei ao site, quebrei a cabeça, conversei com alguns colegas do trabalho que já tinham tirado o visto, aliás aqui no meu trabalho ir ao Canadá está uma febre.
Não sei se quando estamos planejando ir a um certo lugar começamos a prestar mais atenção nele, mas toda vez que escolho um lugar para visitar, ele rapidamente entra em evidência, ou será que eu começo a prestar mais atenção à ele?
Bom, voltando ao que interessa, abaixo segue passo a passo e a lista de documentos necessários:
- Application for Temporary Visa;
- Family Information;
- Questionário Informações Adicionais;
- Termo de Consentimento e uso para residents no Brasil para serviços da VFS Global Services Brazil;
- Use of Representative (se você não for entregar os documentos pessoalmente);
- Passaporte válido;
- Foto 30mm x 50mm;
- Prova de recursos financeiros. Exemplo: último imposto de renda com o recibo de entrega, os três últimos holerites, contrato social, e extratos bancários;
Cópia da passagem aérea.
Todos os documentos podem ser baixados do site do Consulado. Os documento 4 e 5 tive que caçar pelo site e podem ser baixados aqui. Nao esqueça de baixar o guia do Consulado aqui que explica direitonho tudo o que você deve fazer.
O documento 1 (Application for Temporary Visa) é o único que precisa ser preenchido no computador. O PDF permite edição e assim que você salvar o arquivo ele vai gerar um código de barras no próprio documento.
É nesse formulário que você vai escolher o visto de entrada única ou de múltipla. O de entrada única permite que você entre no país uma única vez. A exceção é que se voce vai viajar para os EUA voce pode usar esse visto para entrar e sair várias vezes do Canadá durante a validade do mesmo. Se vier de outro país que não seja os EUA, aí você vai precisar do visto de múltiplas entradas.
Com tudo isso reunido basta pagar a taxa no Banco e entregar no Consulado (isso significa pagar no VAC – Visa Application Center, uma das opçoes disponíveis) de segunda à quinta-feira, das 09:30 as 11:00 horas da manhã. O valor varia se você se dicidir por visto de entrada única ou múltipla. Hoje já dá para aplicar online, veja aqui.
Lá também é preciso pagar mais uma taxa de R$65,00 e só aceitam cartão.
Em alguns dias, o consulado envia um link para acompanhamento online da solicitação. Mais informações devem ser consultadas no site do Consulado.
Agora a partir de 31 de julho de 2018 os brasileiros que já tiveram um visto do Canadá nos últimos 10 anos ou tem um visto de nao imigrante dos EUA podem fazer todos o proceso online (eTA – electronic travel authorization) que é muito mais simples e custa somente 7 Euros!
Consulado do Canadá em Sao Paulo
Av. das Nações Unidas, 12.901, 16º andar – Brooklin
Centro Empresarial Nações Unidas – Torre Norte
São Paulo – SP – Brasil
Tel.: +55 (11) 5509.4343
Fax.: +55 (11) 5509.4262
E-mails: saopaulo-im-enquiry@international.gc.ca