Américas · Bolívia · La Paz

La Paz | Dicas de Sobrevivência, Compras, Alimentação e Hospedagem

Apesar de estarmos tao pero na América do Sul, realmente viajar para a Bolívia é entrar em outro mundo. O país parece que está parado há muito anos atrás e as condiçoes de saúde e limpeza sao bem ruins, até mesmos nos lugares considerados de luxo.No entanto, o lado positivo é que com o Bolivar super desvalorizado em comparaçao com o real dá para aproveitar e comprar roupas esportivas e eletrônicos, mas sempre prestando atençao na procedência.

  • Soroche

Um dos principais pontos de atenção em uma viagem à Bolívia é o Mal da Altitude, ou Soroche.

La Paz é conhecida como a cidade que toca o céu por causa da sua altitude. Confesso que não sentimos nada, mas caso sinta enjôo, dor de cabeça, tontura, falta de ar ou muito cansaço, você foi pego pelo Soroche, também conhecido como mal agudo da montanha (Acute Mountain Sickness – AMS, em inglês).

La Paz Bolivia

Geralmente no terceiro dia de viagem você já estará melhor, mas há algumas medidas para suavisar os efeitos: hidratação, caminhadas leves, descanso, chá de coca (ou mascar suas folhas) e as pílulas de soroche que são vendidas em qualquer farmácia por lá.

  • Água

A água é amarelada, desde a do banho até a ‘potável’, portanto beba SOMENTE água mineral. Você não tem os anticorpos bolivianos necessários para evitar uma diarréia ou algo mais sério. Uma outra opção, que eu usei e funcionou, foram os comprimidos de cloro – Clorin – que são purificadores de água.

la paz bolivia

  • Compras

O ‘centro comercial’ de La Paz é formado pelas ruas Sagarnada, Llampu, Eloy Salmon e Ayacucho. Veja post aqui.

  • Roupas e Equipamentos para Esportes: Na Llampu fica a famosa loja Tatoo Adventure Gear que vende roupas e acessórios para esportes a preços bem menores que no Brasil.
  • Fotografia: Na Avenida Llampu, ‘colada’ ao Hotel Rosário, na Llampu, que vende tudo para fotografias, muito barato.
  • Eletrônicos: Para eletrônicos as melhores ruas são a Eloy Salmon e Ayacucho, mas cuidados com as falsificações e com furtos.
La Paz Bolivia
Calle Eloy Salmon
  • Alimentação

A água e a alimentação na Bolívia são dois fatores que merecem atenção especial na Bolívia. Nós saímos ilesos, então reuni algumas dicas que usei para ajudar. Digamos que os bolivianos, não seguem à risca as regras da vigilância sanitária, então se quiser evitar um piriri NÃO coma na rua, NÃO coma frutas ou verduras e dê preferência total para os produtos industrializados.

Abaixo uma lista de restaurantes confiáveis que o concierge do nosso hotel indicou. Nós fomos somente no Utama, o mais chique da cidade, e encontrei um bicho no meu prato, entao já saibam o que esperar:

 

  • Baladas

O bairro da balada certa é Sopocachi, cujo centro é a Praça Abaroa. A que nos recomendaram foI a Traffic, para ouvir techno e house music, mas não chegamos a ir.

  • Bares
  • O Mongo’s (Calle Hermanos Manchego, 2444) é bar e restaurante (bem famosinho por lá) e toca pop das décadas de 70, 80, 90 e eletrônico.
  • O Sol y Luna (Calle Murillo esq. Calle Cochabamba) é o barzinho/ restaurante do momento em La Paz.

O mais popular da cidade é o bar do nosso hotel o Radisson que tem preços mais baixos das 18:30 às 20:30 (happy hour).

  • Peñas

As Peñas são restaurantes com shows de música e dança típica. A mais famosa é a Peña Marka Tombo que fica na rua mais charmosa de La Paz, a Calle Jaen, 770.

 

  • Hospedagem

Se quiser hospedar-se em um hotel 5 estrelas pagando pouco, esse lugar é La Paz. E foi o que fizemos para descansar da aventura no deserto. Escolhemos o Radisson pela localização central perto dos pontos que queríamos conhecer.

La Paz Bolivia
Hotel Radisson

O hotel é bom e a vizinhança é bem bonita. Só não recomendo o restaurante roof top, pois almoçamos lá um dia e não gostamos da comida, mas a comida que pedimos no quarto, era boa. Só vale subir para ver a vista da cidade.

Uma outra opção é o Hotel Rosário que eu achei muito bom, (não dormimos, mas fizemos ‘day use’) e a localização é bem no centrão muvucado tipo a 25 de março, na Av. Illampu, a rua das compras. A vizinhança do Radisson apesar de central, na Av. Arce, é perto de tudo, com vários restaurantes legais ao redor e é mais residencial.

La Paz Bolivia
Hotel Rosário

PLANEJANDO UMA VIAGEM PARA A BOLÍVIA?

Reserve seu hotel aqui na Bolívia

Faça seu plano de saúde aqui para visitar a Bolívia

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s