França · Paris

Boulangerie Poilane em Paris

Comer em Paris é uma diversão! Tudo o que se experimenta é delicioso: queijos, vinhos, croquet monsieur, crème brulée, entrecôte, crêpe, pain au chocolat, fois gras e, claro, os pães. E o pão mais famoso de Paris você encontra na Poilane.

Poilane é uma famosa padaria francesa no distrito de San German des Prés. Fundada pelo francês Pierre Poilane em 1932, no mesmo local que ainda se encontra, ficou famosa pelos tradicionais pães fermentados franceses na época em que as baguetes dominavam o cenário de Paris.

Fotos de Boulangerie Poilane, Paris
Os tradicionais pães fermentados, que hoje estão invadindo as prateleiras das padarias gourmet de São Paulo como a Julice Boulangére e a Le Pain Quotidien, são grandes pães redondos, com casca crocante e miolo abundante. São feitos a mão, assados em forno a lenha e levam cerca de 8 horas para ficar pronto por causa do tempo de fermentação da massa.

Fotos de Boulangerie Poilane, Paris

Além do pão mais famoso, a padaria ainda é dona da receita da torta de maçã mais famosa da França. Era nossa última noite em Paris quando me lembrei que queria muito experimentar essa torta. Saímos às pressas, pegamos o metrô. Começou uma chuva fortíssima, mas enfim encontramos a padaria. Chegamos na hora em que estavam fechando. A padaria é bem pequena e poucos itens são produzidos por dia para que sejam sempre frescos. Por sorte havia uma única torta na vitrine. A correria foi tanta que esqueci de tirar as fotos do lugar. Tirei somente da torta quando chegamos ao hotel.

Fotos de Boulangerie Poilane, Paris
O ambiente é simples, mas aconchegante e não há mesinhas para se sentar como nas padarias que estamos acostumados no Brasil. Para sentar-se e apreciar um café você deve ir à um dos famosos cafés parisienses. As padarias são somente para vender pães e afins.

Assim que saímos, passeamos pelo bairro, já que a chuva tinha dado uma trégua e paramos em um café ali mesmo em Saint German e experimentamos uma das melhores coisas da vida: vinho + baguette + Camembert, e olha o valor que eu paguei na notinha – 3,70 Euros! Item imperdível se está por Saint German em Paris!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s