Depois de Sacsayhuamán fomos para Tambomachay que é um sítio arqueológico dedicado ao culto à água e para que o chefe do Império Inca pudesse descansar.

Foi construído por Tupac Yupanqui em uma colina de onde escorre água potável proveniente de canais subterrâneos e sai ao exterior por duas fontes simetricamente dispostas.


De lá é posível avistar uma impressionante estrutura de pedras que se levanta sobre o vale de Cusco e fica avermelhada conforme a incidência da luz do sol. Por isso o nome do lugar Puka Pukara, que significa Forte Vermelho.

Especialista acreditam que a fortaleza servia para hospedar a grande comitiva qe acompanhava o chefe inca toda vez que ele visitava Tambomachay. O complexo possui vários recintos, praças, aquedutos e caminhos que serviam como locais de alojamento.

O último lugar que visitamos foi Qenqo que fica ao lado de Sacsayhuamán.
This travel blog photo’s source is TravelPod page: Cusco & Horse tour to Inca sites
É formado por dois monolitos lavrados em sua parte interna e externa, destacando-se inscrições em forma de zigzag (daí seu nome, que significa labirinto em quéchua) que ficam na parte superior do monolito maior e cuja função era de caráter religioso-cerimonial.

Para os arqueólogos, a construção de 1500 d.C., foi um local sagrado para honrar o sol, as estrelas e a lua. O lugar é formado por um centro de observação astronômica e por um afiteatro semicircular composto por 19 nichos cerimoniais e uma pedra sagrada ao centro.
Do anfiteatro e por um labirinto, é possível ingressar nas galerias subterrâneas, assim como em uma sala de sacrifícios.

