Quem vai à Amazônia não pode perder a chance de conhecer Manaus. Capital do Amazonas é bem turística e com boa infraestrutura, além de ser porta de entrada para vários passeios para conhecer a selva Amazônica.
O ideal é ficar por lá de um a dois dias, visitar o teatro Amazonas e quem sabe assistir uma ópera, experimentar a culinária a base de peixes que é deliciosa e pegar uma praia de rio. Nós passamos meio dia na cidade na volta do nosso hotel de selva que contei aqui e gostamos bastante. Como estávamos com o motorista que faz o traslado de onde o barco te deixa até o aeroporto de Manaus, aproveitamos a carona para conhecer a cidade.

Nossa primeira parada foi no Teatro Amazonas, símbolo máximo do Ciclo da Borracha na região. Tombado como patrimônio histórico em 1966 tem em sua cúpula 36 mil escamas de cerâmicas trazidas da França. É possível fazer visitas guiadas e se for temporada de espetáculos assista uma ópera à noite – verifique a programação aqui.
Logo em frente fica a praça do Teatro Amazonas onde experimentamos um dos pratos mais típicos de lá: o Tacacá (caldo de tucupi com goma, camarão seco e folha de jambu) na famosa Barraca da Gisela. Uma delícia! Sarei da gripe na hora.
E seja no Shopping Manaura, onde você pode descolar umas boas barganhas em eletreletrônicos e eletrodomésticos já que, não esqueça – você está na Zona Franca de Manaus – ou no Aeroporto, não deixe de experimentar os sorvetes de sabores exóticos da Amazônia na Sorveteria Glacial – adorei o de Tapioca, vai por mim, é um dos melhores, e o de Buriti, fruta típica da floresta.
- Outros passeios:
- Encontro das Águas. várias agências na cidade oferecem esse passeio por cerca de R$60 por pessoa, em barco alto, que é o ideal para ter uma boa visão do fenômeno e muitos ainda incluem almoço em algum restaurante flutuante. Se você vai se hospedar em um hotel de selva, geralmente o hotel oferece essa opçao no transporte da ida ou da volta. Caso tenha interesse entre em contato com seu hotel. Se for um passeio privado certamente será mais caro que os oferecidos pelas agências.
- Praia fluvial de Ponta Negra, mas isso só a partir de agosto quando a água do rio recua e a areia aparece. É uma “praia de rio” em uma área bem turística e que vem passando por renovações para oferecer uma boa infraestrutura. Na época das cheias, quando fomos, a areia está coberta pela água e a praia desaparece.