Europa · Italia · Veneza

Carnaval em Veneza | Como se organizar

O Carnaval de Veneza foi instituido oficialmente em 1064 e este ano, a festa vai de 23 de janeiro a 09 de fevereiro de 2016. Veja a programação completa aqui.

Veneza

 

Acho que a Itália, antes do Brasil era o país do Carnaval, porque originalmente o Carnaval durava meses e ía de Outubro a Dezembro. Seria Veneza, a Salvador italiana??

Veneza

 

 

Para celebrar o Carnaval com bastante liberdade, os venezianos usavam túnicas e máscaras para não serem identificados. Assim homens, mulheres e diferentes classes sociais se misturavam.

Veneza

Durante a festa havia uma profusão de peças teatrais, operadores de marionetes, adestradores de animais e grandes banquetes pela cidade.

Veneza

 

A cidade se transforma nessa época, pessoas fantasiadas por todas as partes principalmente como: Pantalone, Brighela, Arlecchino, Colombina e outros personagens da Commedia dell’arte, gênero teatral que nasceu na Itália no final do século XVI.

Veneza

 

Inclusive a Prefeitura da cidade contrata atores fantasiados que ficam perambulando pela cidade, brincando com os turistas e tirando fotos.

Veneza

Os dois Cafés mais famosos da cidade, o Florian e o Lavena convidam os atores a tomar chá em seus ‘estabelecimentos’ a fim de atrair mais turistas que são disputados fio a fio pelos dois. Já escrevi sobre eles aqui e aqui.

Veneza

Aliás, quem está fantasiado tem preferência de entrada nos cafés, cujas filas de espera são relativamente longas.

Veneza

  • Programação:

Veneza

 

Além da festa nas ruas e na praça São Marcos, há uma programação especial para quem realmente quiser entrar no clima do carnaval veneziano e ser transportado no tempo.

São vários eventos gratuitos como:

Também é possível fazer um Cruzeiros aos Pontos Turísticos da cidade e ver toda essa programação da água (compre o ingresso com atecedência e pule a fila aqui)

Veneza

  • Bailes de Máscaras Famosos:

Além dos eventos gratuitos, o Clube Italiano realiza alguns eventos privados de luxo como:

Veja a programação e compre os ingressos online com antecedência aqui

Veneza

  • Fantasia:

A fantasia é traje obrigatório nos bailes de gala, pode ser alugada em várias lojas da cidade. O site do carnaval indica o Atelie Tiepolo para o aluguel de roupas, perucas, acessórios etc. que fica dentro do Hotel Danieli e ficará aberto durante todo os período de Carnaval das 10:00 às 20:00. O valor do aluguel de uma fantasia completa fica em torno de €120.

Veneza

Haverá também uma programação teatral no Teatro 7 (San Polo 2870/b 30125 – Venezia
Tel. +390415242668). Para mais informações entre no site do Clube Italiano ou envie um e-mail para eles: clubit@meetingeurope.com

Veneza

  • Vale a pena o Carnaval em Veneza?

Vale sim, e muito. Nem que seja só para comprar uma máscara na barraquinha e pular na rua. A cidade realmente é mágica e a maioria dos espetáculos é gratuita e maravilhosa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s