O dia seguinte amanheceu bem ensolarado em Veneza e quando chegamos à cidade já quase não havia mais neve no chão.
Fomos caminhando novamente pelas ruinhas e parando no caminho para tomar um gelato aqui, um torroni ali, um biscotti acolá, até chegarmos novamente à Pizza San Marco onde ficava a loja da Pandora que eu queria ir.
Depois que turbinei minha pulseira com os ‘charms’ de Murano, contornamos a Basílica para tirar fotos da Ponte dos Suspiros que liga o Palácio dos Dodges à outra margem.
Pegamos então o Vaporetto rumo ao Mercado de Rialto, um lugar imperdível para os amantes de história, boa comida e dos artigos de Murano.
O Mercado de Rialto floresceu com o apogeu de Veneza no século XI, quando os mercadores venezianos tornaram-se poderosos. É um dos mais antigos mercados europeus.
No Rialto, qualquer mercador podia vender os seus produtos e a cidade foi então crescendo em torno dessa região.
Nos séculos XIV e XV o Rialto era tão conhecido que houve a necessidade de construir uma grande ponte de pedra para substituir a antiga de madeira.
O mercado é dividido em duas áreas: a l’Erberia, onde são vendidas frutas e ingredientes básicos da cozinha local e a Pescheria onde estão expostos diversos frutos do mar vivos.
Mas é preciso chegar cedo. Chegamos já era quase 12h e a feira já estava no fim. A dica é continuar a caminhada pelo mercado e subir a Ponte do Rialto onde estão as lojinhas dos artigos de Murano.
A ponte é a mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal e a existência do mercado é que propiciou a sua construção. Ela é inclusive citada na peça – O Mercador de Veneza, de Shakespeare.
Em seguida, resolvemos almoçar à beira do Canal. Havíamos passado de Vaporetto na noite anterior e vimos que havia vários restaurantes com varandinhas sobrepondo-se sobre o Gran Canal.
Apesar do frio, há vários aquecedores nas varandas o que deixa o local bem quentinho. E foi uma das experiências mais incríveis de Veneza, depois da gôndola.
Almoçar peixe fresco e massa com frutos do mar fresquinhos, direto do mercado com vista para o Gran Canal. Tudo estava perfeito. Mas fique esperto: eles cobram o peixe por quilo e no cardápio vem o preço de 100g.
Por isso esse filézinho aí embaixo saiu 100 Euros, pois o garçon insistiu que o peixe do qual o tiraram tinha 1kg…