Começamos o dia descendo a Champs Elysèe novamente até a Place de la Concorde, passando pelo Louvre e atravessamos a Pont des Arts, a famosa ponte dos cadeados com juras de amor.
Quer pendurar seu cadeado lá? Agora está proibido porque o peso dos cadeados fez as grades de um lado da ponte caírem e agora estao inclusive reforçadas por tapumes! Mas tenho visto em várias cidades e é incrível que turista nao pode ver uma gradinha que já logo quer pendurar seu cadeado do amor.
A partir da ponte caminhamos pela beira do Sena até a “Ile de la Cité” a “ilha” onde ficam a Catedral de Notre Dame, a Sainte Chapelle e a Conciergerie. Se quiser pode começar seu passeio por aqui mesmo na estaçao de metrô La Citè.
A Catedral é uma das mais antigas de Paris em estilo gótico-romano. Sua construção foi iniciada em 1163 em homenagem á Nossa Senhora e fica na Praça Parvis.
Um dos destaques é o Portal do Julgamento que representa o Cristo em ascensão aos céus e alguns acontecimentos de pentecostes.
O interior é todo iluminado pelos coloridos vitrais e abrigam os sinos que tocam de 15 em 15 minutos.
O mais importante e antigo é o Bourdon Emmanuel que só toca em eventos especiais.
Em frente fica uma das melhores sorveterias de Paris – Le Flore en L’Île
Bem em frente fica a Sainte Chapelle e a Conciergerie cujos ingressos podem e DEVEM ser comprados online com antecedência para evitar as enormes filas que se formam. O combo custa cerca de 16 euros e DEVE ser impresso em casa ou retirado na FNAC, NAO pode ser retirados na atraçao.
A Conciergierie faz parte do Palais Royal ou Palais de la Citè que abriga também o Palácio da Justiça e a Sainte Chapelle.
É uma antiga prisáo onde até hoje está conservada a cela onde ficou presa Maria Antonieta. A Sainte Chapelle é a capela do complexo, encomendada por Luis XIV é famosa pelos seus inconfundíveis vitrais. Os dois edifícios sao patrimônio da Unesco.
A partir daí pegamos a Rue Saint Jacques e adentramos o Quartier Latin. Logo no início da rua está a conhecida e charmosa livraria inglesa Shakespeare & Co fundada em 1951 e em seguida, a Universidade de Sorbonne fundada em 1297 por Robert Sorbonne, capelao e confessor do Rei Luis XIV. Foi a primeira e mais importante universidade da França.
Logo em frente na Rue Cujas estáo Pantheon, do grego Templo, foi uma capela construída para Santa Genoveva e que inclusive guarda suas relíquias. Hoje é também um mausoléu de importantes fuguras francesas.
Saímos da Praça pela Rue Sofflot e chegamos à entrada dos Jardins de Luxemburgo construído a pedido da rainha Maria Medici inspirado no Palácio Pitti e nos jardins de sua infância em Florença.
Saímos pela Rue D’Assas até o Boulevard Rapail em que fica a incrível Chocolatier Hugo & Victor. Os doces sao verdadeiras obras de arte e DELICIOSOS, entao nao deixe de levar um para seu hotel para comer no final da noite!
Atravessamos de volta para a Rue de Sèvres, que é a principal rua de lojas de grifes caras de Saint Germain da Prés. Vire à direita na Rue Cherche-Midi, 8 e passe em uma das melhores boulangeries de Paris, a Poilâne. Afinal nao se pode ir à Paris e nao experimentar uma baguete. No entanto a torta de maças de massa folhada (caseira) nao aquela de massa Arósia, é incrível! Já escrevi sobre ela aqui.
Voltamos para a Rue de Sèvres que se transforma em Rue du Four e onde fica a famosíssima farmácia francesa Citypharma. Eu enlouqueci lá dentro porque ela é tudo de bom que falam e mais um pouco! Tem todas as marcas francesas como Vichy, Biorene (demaquilante crealine por 3 euros!), Nuxe, Avéne, La Roche Posay, Caudalie, Roc etc. Prepare sua lista e faça a festa. É tudo muito barato!
De lá seguimos mais um pouco pela Rue du Four e viramos a esquerda na Rue Bonaparte onde há papelarias de cair o queixo com livros lindos de colorir de Paris!
Encerramos o passeio no Café Les Deux Magots um café literário ilustríssimo que era frequentado por Sartre, Hemmingway, Picasso e outros mais.
Nosso roteiro está todo marcado no mapa abaixo: