O Teatro Municipal do Rio de Janeiro está entre as 7 maravilhas da cidade e é uma das casas de espetáculo mais bonitas da América do Sul. No seu centenário ele foi todo restaurado, mas para conhecer seu interior é preciso acordar cedo para chegar à bilheteria do Teatro Municipal antes das 10:00, horário da sua abertura.
Há um número limitado de senhas que são distribuídas para 4 horários somente no dia da visita: 12:00, 14:00, 15:00 e 16:00 de ter a sex e 11:00, 12:00 e 13:00 aos sábados e feriados.
Nós optamos por fazer o centro do Rio a pé. Fomos até o Teatro de carro e deixamos o carro em um estacionamento ao lado (na Rua do Ouvidor). Depois da tentativa frustrada de pegar a senha (quando chegamos já havia acabado), caminhamos até a Confeitaria Colombo (Rua Gonçalves Dias, 32). Existe outra no Forte de Copacabana que visitamos em outra ocasião, veja aqui.
Outra opção é pegar o metrô (que tem ar condicionado) na estação Cinelândia, que fica em frente ao Teatro Municipal e descer duas depois, na Uruguaiana e caminhar até a Confeitaria. A Confeitaria Colombo foi fundada em 1894, e considerada entre os 10 cafés mais bonitos do mundo. A fila é grande, mas anda rápido e logo você estará sentado no salão estilo Belle Epoque com espelhos de cristal da Antuérpia e que já foi frequentado por ilustres brasileiros como Olavo Bilac, Villa-Lobos e Getúlio Vargas. O cardápio é uma atração à parte e da fila, que fica próxima às vitrines de doces e salgados, você já tem uma dose do que lhe espera.
Tudo o que provei estava impecável, mas recomendo fortemente as Torradas Petrópolis (que são a marca registrada da casa) e o camarão empanado com queijo cremoso que é de comer rezando.
Próximo fica o Largo São Francisco, um dos mais antigos do Rio, onde estão a Academia Real Militar, construída por D. João e a Igreja de Santa Cruz dos Militares. É considerada uma das mais belas obras de rococó do Brasil. Ao centro fica a estátua de José Bonifácio, esculpida por Luiz Rochet e inaugurada por D. Pedro II.
Bem próximo dali fica o Real Gabinete Português de Leitura. Fundado pelo portugueses que aqui viviam na época colonial abriga o maior acervo literário português fora de Portugal e tem uma Edição dos Lusíadas!
Foi inaugurado por Dom Pedro II e pela Princesa Isabel com o objetivo de trazer/ manter a cultura dos portugueses que vieram ao Brasil.
De lá, pegamos o metrô de volta para o Teatro Municipal (estação Cinelândia) e almoçamos no Gula Gula do Centro (Rua do Ouvidor, 59), meu restaurante preferido no RJ, mas gosto da filial de Ipanema. Ele tem várias saladas especiais, ideias para o clima quente da cidade, e a opção de você pedir até 4 saladas no mesmo prato (1/4 de cada) – as minhas preferidas são a de batata frita e a de Palmito!
Como chegar
Carro: Deixar o carro no estacionamento na Rua do Ouvidor, quase ao lado do Restaurante Gula Gula, pois em todas as ruas ou há estacionamento azul ou é proibido estacionar.
Metrô: Estação Cinelândia do Metrô para o Teatro Municipal e Estação Uruguaiana para a Confeitaria Colombo e Gabinete Português de Leitura.
Teatro Municipal – Entrada Rua Evaristo da Veiga
Confeitaria Colombo – Rua Gonçalves Dias, 32, Centro do RJ
Gabinete Português de Leitura – Rua Luis de Camões, 30, Centro do RJ
Restaurante Gula Gula – Rua do Ouvidor, 59, Centro do RJ
PLANEJANDO UMA VIAGEM PARA O RIO DE JANEIRO?
Reserve sua hospedagem no Rio de Janeiro aqui.
Reserve seu carro para o Rio de Janeiro aqui.
Reserve seu seguro viagem aqui.