A Via Chiatigiana é um dos caminhos mais agradáveis da Toscana.
A Strada Regionale 222 sai do sul de Florença e vai até Sienna passando pelo meio da zona de vinhedos de Chianti, cidadezinhas medievais, castelos e abadias.
- San Gimignano
Mas nosso destino era San Gimignano, uma das cidades medievais mais visitadas da Toscana.
E toda essa fama é mais do que merecida porque a cidade é linda.
É uma cidade amuralhada e por isso deixamos o carro no estacionamento do lado de fora bem próximo da entrada.
Passamos pela Porta San Giovani e adentramos um mundo de sonhos. Uma rua principal de pedras lotada de lojinhas de produtos italianos, porcelana com pintura de limao siciliano, doces, vinhos e queijos.
Logo na entrada, do lado direito, está a Enoteca Corsi onde compramos vários vinhos pela metade do preço que em Florença. Eles tem site próprio e entregam em toda Europa e inclusive no Brasil.
Do lado esquerdo há uma confeitaria italiana, que tirando a grosseria da nonna que atende no balcao, tem doces sao magníficos. O baba ao rum estava perfeito.
Continuamos a subir a ruazinha principal e saimos na Piazza della Cisterna que forma o centro da cidade com palácios belíssimos e um poço em forma triangular.
De aí também se avista a Catedral e as famosas torres de defesa da cidade que em total sao 5.
No demais, nos perdemos pelas ruazinhas dessa cidadezinha incrível com vistas preciosas das belezas da Toscana.
- Volterra
Mais uma cidadezinha gracinha amuralhada da Toscana.
Tem uma grande herança etrusca traduzida em um museu e artigos e porcelanas vendidos na várias lojinhas da cidade.
Assim que adentramos a muralha demos de cara com uma loja de esculturas onde vimos os artesao esculpindo mármore ao vivo. Que lindo!
No centro da cidade está a Piazza dei Priori dominada pelo Palácio de mesmo nome e que foi inspiraçao para o Palacio de Siena e a Igreja da cidade. Volterra também é famosa por ter sido cenário do filme Crepúsculo.
Outra característica da cidade sao seus barrancos, resultado do seu solo argiloso. Esse “barrancos” proporcionam vistas maravilhosas dos campos da Toscana e vale dos vinhedos.
A cidade está sempre organizando alguma festa popular. Quando fomos estava acontecendo uma festa medieval.
- Siena
Mal sabíamos que nossa próxima parada, Siena, seria uma das maiores surpresas da viagem. Eita cidade bonita!
Por também ser uma cidade medieval construída em uma colina, seu centro antigo nao pode ser alcançado de carro. Estacionamos na rua que rodeia a fortaleza e subimos uma rua medieval bem inclinada até a Piazza del Campo, um dos pontos altos da cidade, considerada uma das praças mais bonitas da Europa.
A praça é imponente e ao fundo logo vimos a Torre Mangia do Palácio Público de 88 metros de altura que infelizmente já estava fechado para visitaçao. Aí fica a sede da prefeitura da cidade e é o lugar mais representativo da cidade.
Nessa mesma praça se realiza, duas vezes ao ano, o Palio de Siena, uma famosa corrida de cavalos da Itália. Na praça também está a Fonte de Gaia.
Voltamos à Via Bianchi, uma ruazinha de lojas e restaurantes, e demos de cara com a Plaza del Duomo e quase caimos para trás de tanta beleza!
Achei mais bonito que o Duomo de Florença. Ele foi construído entre os séculos XII e XIV todo em mármore. Imprecionante. Nae é a toa que Siena também é Patrimonio da Humanidade da Unesco.