Eu sempre ouvia falar que a melhor esfiha de São Paulo ficava em Santana, em um lugar super simples, mas delicioso. Procura, que procura, já tínhamos tentado ir uma vez, mas como o lugar não tem placa, não achamos e desistimos.
Até que um dia, sem querer li um artigo sobre a melhor esfiha da Zona Norte – a Casa Garabed – e fomos experimentar. Quando chegamos era a tal que não achávamos no famoso portão cinza sem placa.
A esfiharia fica em uma casa, sem placas e de uma limpeza e organização impecáveis. Ela é comandada por um casa de armênios que supervisionam cada detalhe do lugar e da comida e ainda matêm o forno original da década de 40 de 25 metros quadrados que fica no fundo do salão e é abastecido com eucaliptos.
Realmente as esfihas são impecáveis (e grandes) já que todas as casas tem a tendência de ir diminuindo os tamanhos com o tempo. Elas são um pouco mais caras, mas os ingredientes são de altíssima qualidade e vale muito a pena.
Os carros chefes são a esfiha de cordeiro com pinoli – que é disparada a melhor que já comi – e a de carne moída e bastrmá (que é uma carne seca armênia). Mas não é só isso tem kibe com pinoli, esfiha de cordeiro com hortelã e vários pratos quentes típicos como Kebabs, babaganush, coalhada seca etc.
Há também uma enorme variedade de doces super bem feitos!
Rua José Margarido, 216, Santana