Américas · Bonito · Brasil · Mato Grosso do Sul

Bonito | 2º dia: Gruta do Lago Azul

Nesse dia fiquei em dúvida se deveríamos fazer o passeio do Abismo Anhuras (um dos mais famosos de Bonito) ou o da Gruta do Lago Azul em Bonito.

No final, como o passeio do abismo exige uma preparaçao na noite anterior e estávamos mais a fim de comer carne de jacaré do que fazer exercícios físicos, escolhemos o passeio até a Gruta Azul, que é uma das maiores cavernas inundadas do mundo e, por isso, é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Natural da Humanidade.

Gruta do lago Azul

Nao precisa reservar nada nem é necessária agência de turismo. A gruta fica a 21 km do centro de Bonito e o caminho é super bem sinalizado. Basta seguir as indicaçoes ou pedir alguma informaçao para alguém.

Chegando no parque em que fica a gruta, compramos o ingresso para entrar na caverna e recebemos todo o equipamento de segurança. O passeio começa com uma trilha de 200 metros até a entrada da caverna, só que esse caminho é todo escavado na pedra, entao além de íngreme é super escorregadio. Muitas pessoas desistiram antes de entrar.

Gruta do Lago Azul

A caverna é super famosa e até Jacques Custeau já mergulhou ali. Foram encontrados vários fósseis de mamíferos como o tigre de dente de sabre e a preguiça gigante.

Depois de entrar, a descida dura cerca de 3 horas porque são cerca de ‘284 degraus’ de rocha um pouco escorregadios. Não recomendo para idosos ou crianças muito pequenas, pois pode ser perigoso. Mas no geral é bem tranquilo.

Gruta do Lago Azul

A caminhada aos poucos vai revelando a beleza do lago azulíssimo. Na verdade a água do lago é cristalina, e o que a deixa azul é a incidência da luz do sol que a alcança através da abertura da caverna.

bonito

A caverna é repleta de espeleotemas de milhares de anos que formam desenhos interessantes. Algumas estalactites se uniram às estaçagmites e formaram esculturas e colunas. Não se sabe ao certo de onde vem a água do lago, mas acredita-se que seja de algum rio subterrâneo.

Só é possível ficar lá embaixo por no máximo 10 minutos quando a guia do parque já começa a sinalizar que vocês vao voltar. Os tempos sao super cronometrados porque como a escadaria é íngreme, um grupo tem que sair para que o próximo possa descer. Achei tudo bem organizado e recomendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s