A Sardenha é a segunda maior ilha do mar Mediterrâneo entre a Itália e a Espanha e ao sul da Ilha francesa de Córsega.
As distâncias são relativamente grande entre um lado ou outro da ilha e por isso há 3 possibilidades de roteiro: Noroeste (aeropoto de Alghero), Nordeste (aeroporto Olbia) ou sul (aeroporto Cagliari).
– Em qual cidade chegar e se hospedar
Dependendo de qual das 3 zonas/ áreas que você quer conhecer você pode:
- Nordeste (aeroporto de Ólbia): hospede-se nas cidades de Porto Cervo ou Ólbia. É aí que fica a famosa Costa Esmeralda. Também será sua base para visitar as ilhas próximas de Córsega e Magdalena;
- Noroeste (aeroporto de Alghero): hospede-se em Alghero. Também é base para conhecer uma das praia mais bonitas da regiao, a La Pelosa um pouco mais ao norte;
- Sul (aeroporto de Cagliari): hospede-se em Cagliari para conhecer o sul da Ilha.
- E se tiver pelo menos uma semana por lá, chegue pelo Aeroporto de Alghero e saia pelo de Ólbia para conhecer o melhor da Ilha e monte base em duas cidades.
– O que visitar/ melhores praias
Noroeste (Sassari)
Com base em Alghero dá pra conhecer todas as praias da Costa Oeste com no máximo 30 minutos de deslocamento.Você pode conhecer as praias de carro, mas atençao que é proibido entra com carro no centro histórico, se você se hospedar por lá, e tem pouco lugar para estacionar por perto.
As mais bonitas para o norte de Alghero são La Bombarde, Lazaretto, Mugoni e vale esticar até Capo Caccia para ver a Gruta de Netuno.
Também vale um bate e volta até a praia La Pelosa, já no norte da ilha que levará 1 hora mais ou menos. Para todas essas praias é possível ir de carro ou com o Beach Bus. As exceçoes sao La Pelosa e Bosa às qual se chega com ônibus regular ou com tour privado.
Bilhetes ônibus: o bilhete para o Beach Bus você compra dentro do próprio ônibus com o motorista por 5 euros (paradas ilimitadas dentro de 24 hs). A parada principal fica na Via Catalogna.
O bilhete para os ônibus regulares (que inclui o do aeroporto) você compra ou diretamente com o motorista ou no quiosque da ARST, que é a companhia de ônibus da Sardenha, na Via Catalogna. Nesse mesmo quiosque, compra-se o bilhete de ônibus para o aeroporto, que é super confortável e vale 1 euro contra 30 euros do táxi.
Nordeste (Ólbia)
Nesta parte da ilha começa a famosa Costa Esmeralda e aqui você precisará alugar um carro. Recomendo a Sicily by car (que é a low cost da Auto Europe) Além de mais barata, tem menos burocracias e que te aluga carro somente com a permissao européia de dirigir provisória, mas claro que só descobri isso lá.
Quando cheguei à Barcelona, entreguei minha carteira brasileira e solicitei a espanhola, mas ela nao ficou pronta a tempo e tive que cancelar esta parte da nossa viagem (fizemos somente a parte Noroeste até Capo Caccia). Outra dica é alugar o carro com bastante antecedencia, pois o preço sobe muito perto da data da viagem e nao há carros suficientes para todos os turista, ou seja, nada de alugar no balcao ou você ficará na mao.
Com base em Porto Cervo, dá pra conhecer o norte, como Santa Teresa de Gallura com alguns pontos famosos como Capo testa, Spiaggia di Cala Espinosa e a Torre di Logosardo.
Também é a base perfeita para explorar as ilhazinhas da regiao:
- De Santa Teresa di Gallura também saem os ferries (que em italiano se chamam “traghetti“) para a Ilha francesa de Córsega, na cidade de Bonifácio.
- Da cidadezinha ao lado, El Palau, saem os ferries para a Ilha Madaglena, uma das mais bonitas da região.
- Do Porto San Paolo há um ferry para a Ilha Tavolara que custa 15€ por pessoa (ida e volta). A travessia dura uns 20 minutos.
Troque de base, agora, e hospede-se em Ólbia. No primeiro dia pode-se visitar a Spiaggia Capriccioli (8km), Spiaggia del Principe (10km), e a Spiaggia de Portisco (12km) que estão próximas umas das outras.
No segundo dia, um pouco mais para o sul, visite a Cala Moresca (34km), a Cala Girgolu (50km) e Porto San Paolo (7km).
Vale a pena alugar carro?
Como comentei acima, nosso plano inicial era alugar um carro e fazer a parte Noroeste e Nordeste da Ilha. O carro além de de dar mais conforto te permite descobrir várias praia e calas escondidas, que sao o verdadeiro charme da regiao. Como nao pudemos alugar fizemos somente a parte Noroeste e fomos de praia em praia com o Beach Bus.
Se sentimos falta do carro? Sinceramente nao e demos graças a Deus que nao tínhamos que buscar lugar para estacionar, pois como você pode imaginar a ilha, em pleno Agosto, é lotada! Visitamos todas as praias que queríamos, subimos até Cappo Caccia, super confortáveis e com ar condicionado, nos hospedamos no Centro Histórico e visitamos varios restaurantes a pé. Eu alugaria um carro no último dia, em que vocë estiver deixando Alghero, visitaria La Pelosa ao Norte e seguiria para a Costa Esmeralda, onde sim, o carro é essencial.