O Festival de Ópera de Munique acontece sempre em Julho com peças tradicionais de Verdi a Wagner. A ópera foi construída por volta de 1600 quando exibia peças italianas para a corte. Esse primeiro teatro chama-se Residenz. Em 1700 o imperador Maximiliano III encomendou ao arquiteto Françoi Cuvillie a construção de outro teatro anexo ao Residenz. O teatro passou a chamar-se Cuvillie e é referencia mundial para os amantes de ópera.
Ficamos tão encantados com a arquitetura que decidimos comprar os tickets para o espetáculo no mesmo dia da apresentação pelo próprio site da ópera.
Os preços são muito acessíveis porque o governo realmente proporciona acesso à cultura á população. Há até mesmo um lugar para que se possa assistir a ópera em por por apenas 5 Euros.
As pessoas chegam, amarram uma fita no corrimão onde vão ficar e vão para o bar onde ficam até a hora do espetáculo. Quando voltam , claro, a fita continua lá onde foi deixada e ninguém pegou o lugar de ninguém.
Na saída do espetáculo uma surpresa: a praça fica cheia de tendas, mesinhas e cadeiras que servem o ‘vinho após o teatro’. Pessoas de todas as idades, inclusive idosos passam horas conversando sobre a peça e apreciando um bom vinho.
Até participamos de uma despedida de solteiro, muito diferente das nossas em que assinamos a roupa do noivo e ganhamos uma prenda!
Depois disso pegamos o metrô e voltamos felizes para casa desejando que o Brasil fosse assim seguro e organizado!