Poucas coisas são tão tipicamente alemãs quanto a Hofbräuhaus de Munique. A cervejaria de mais de 400 anos já foi frequentada pela corte alemã, pelos nazistas e por turistas do mundo inteiro.
A casa abre à 9h da manhã e chega a ter 30 mil visitas por dia. Ela foi construída no final do século XVI e salvou as finanças da Baviera. Na época, os duques da região importavam sua cerveja da pequena cidade de Einbeck, na Baixa Saxônia, e estavam cronicamente falidos. A corte apreciava até demais aquele “suco de cevada” o que levou ao esvaziamento dos cofres públicos.
O gosto pela cerveja levou à construção de uma cervejaria própria, a Hofbräuhaus que foi apreciada desde o início. Há muitas lendas em torno de sua história e uma delas conta que o exécito sueco topou não invadir a cidade de Munique em troca de mil baldes de cerveja durante a guerra dos 30 anos.
Tempos depois o local tornou-se ponto obrigatório para os apreciadores de cerveja do mundo todo e inclusive era frequentada pela Imperatriz Elisabeth ‘Sissi’ da Áustria. Outras celebridades foram Lenin, Mikhail Gorbatchov e Mozart.
A casa tem quatro andares e por volta das 13h quando chegamos somente no último encontramos mesa. No térreo é onde há a maior festa com a banda típica, as garçonetes segurando 10 canecas de uma vez e as famosas cestas de pretzel gigantes.
Outra tarde inesquecível regada a muita cerveja, salsicha branca (típica do sul da Alemanha, pois existe uma salsicha típica de cada estado), Einsbein (joelho de porco) e mostarda doce!