Assis é uma cidadezinha na regiao da Umbria na Itália, bem ao lado da Toscana, e facimente acessível tanto de carro como de trem a partir de Florença ou de Roma. A Umbria fica na regiao central, bem na metade da itália e sua famosa capital Perúgia é bastante conhecida pelos chocolates, quem nao conhece o famoso chocolate Baci? Pois é, é de lá.
Assista meu incrível vídeo que está na página da Basílica de São Francisco e no meu canal do Youtube: https://youtu.be/cnCNPfSWklY
Mas a Umbria é especialmente famosa pela cidadezinha de Assis, localizada no alto de uma colina, berço de Sao Francisco de Assis (1181-1226) cidadao mais ilustre e patrono da cidade. Além do interesse religioso, Assis tem um grande interesse arquitetônico, é linda, aconchegante e agradável e por isso recebe milhares de turistas por ano.
Nós chegamos de trem a partir de Florença, fazendo um pit stop na cidade antes de seguir a Roma. Portanto comprei os trechos Florença-Assis/ Assis-Roma com um intervalo suficiente para conhecer a cidade. O trajeto de Florença a Assis é direto, as paisagens lindas e o caminho dura mais ou menos 2,5 horas. A segunda perna da viagem até Roma dura 2 horas.
A estaçao de trens de Assis nao tem um guarda-volumes oficial, mas na única lojinha/ banca de revistas dentro da estçao é possível guardar as malas por um dia por uma taxa de 5 euros por mala. A lojinha também vende os tickets do ônibus (4 euros ida e volta) que te deixará em pleno centro histórico da cidade.
O ônibus faz duas paradas, uma na parte baixa onde ficam os estacionamentos e a Porta Nuova (porta de entrada da cidade) e outra na parte alta, onde está a cidadezinha. Nós descemos na parte baixa e fomos subindo suas ladeiras e admirando suas torres e casas medievais.

Passamos pela Basílica de Santa Clara, discípula de Sao Francisco, construída entre 1257 e 1265, com uma fachada de beleza simples feita em pedras branca e rosa.
Logo chegamos à Basílica de Sao Rufino que conserva em seu interior a fonte em que foram batizados Sao Francisco e Santa Clara.
Aproveitamos a pracinha super aconchegante e comemos umas piadinas maravilhosas em uma das esquinas da Praça, na Pizza al Taglio (Via Dono Doni, 2).
Na metade do caminho chegamos à Piazza del Comune, super movimentada e cheia de restaurantes.
Aí fica o Templo de Minerva, construído como um Forum pelos Romanos e hoje convertido na Basílica de Santa Maria.
Finalmente novamente na parte baixa da cidade, mas do oposto de onde nos deixou o ônibus, chegamos à Basílica de São Francisco, que está dividida em duas partes: a Inferior e a Superior, construídas em momentos diferentes, mas conectadas entre si.
Construída entre 1228 e 1253 foi consagrada ao Santo nesse mesmo ano. Os afrescos do século XIII representam cenas da sua vida e sao atribuídos a Giotto e Cimabue.
Já a cripta abriga os restos mortais de Sao Francisco e seus únicos bens materiais, um hábito e duas alpargatas. Há fila para acender velas e rezar e é necessário cobrir ombros e pernas para adentrar à Basílica.
Nosso roteiro:
Um comentário em “Pit stop na Umbria, a cidade Sao Francisco de Assis na itália!”