Asia · India · Jaipur

Jaipur | Palacio Real de Jaipur e Observatório Astronômico Jantar Mantar

De volta do Forte de Amber, nossa próxima parada foi no observatório real, chamado Jantar Mantar, um dos cinco observatórios construído na Índia, este pelo marajá Jai Singh em 1728 que além de guerreiro era apaixonado por astronomia.

Basicamente ele é um conjunto de instrumentos e esculturas que permitiam o estudo da evoluçao das sombras produzidas pelo sol, ou seja, “no sun no fun”. Se nao estiver sol no dia que você visitar o observatório nao será possível ver a “mágica” acontecendo. O objeto mais impressionante é um relógio solar de mais de 27 metros e que se move 4 metros por hora!

O que eu mais gostei é o instrumento astrológico que permite ver exatamente como os signos se determinam conforme a posiçao do sol no momento em que você nasceu. Dá para ver certinha a sombra na casa solar!

O Observatório está conectado com o Palácio dos Ventos e com o Palácio da Cidade formando assim o complexo Palacial de Jaipur. Uma verdadeira obra prima!

O Palacio de Jaipur ou City Palace inclui dois palácios principais, o Chandra Mahal e Mubarak Mahal junto com outras construçoes que compoem a casa da família real de Jaipur, que obviamente hoje já nao tem mais poder, mas mantém seu suatus real. Ele foi construído entre 1729 e 1732 por Jai Singh II, o entao governador de Amber sob a supervisao dos arquitetos reais: Vidyadar Bhattacharya e Samuel Swinton. Eles conseguiram plasmar uma mescla de arquitetura mongol, hindu e européia.

É preciso atravessar 7 portóes (que representam os sete planos espirituais) para chegar até o Palácio.

A maior parte do palacio Chandra Mahal é habitado pela família real e cada um dos seus sete andares tem um charme e encanto particulares. Os patios, jardins e várias edificaçoes também podem ser visitadas. Ele é considerado edifício mais importante e mais bonito do complexo. Nós optamos pelo ingresso Royal grandeur tour que custa 2000 INR e que dá acesso a muito mais áreas do palácio que o ingresso normal. Sao mais ou menos 45 minutos de visita e fomos com nosso guia, já contrato junto com nosso motorista.

Os dois primeiros andares, que formam parte da Sukh Niwas Hall, formam o Museu Maharaja Sawai Man Singh II que exibe muitas peças e armamentos de guerra. Nós nao entramos porque o ingresso era separado e nao tínhamos interesse em ver armas. preferimos comprar o ingresso para o Palácio Real.

O terceiro andar do Sukh Niwas Hall, é o Salao Azul, que na minha opiniao é a sala o bonito do complexo, toda adornado em tons de branco e azul celeste e desenhado para ser a sala de jantar da família real.

O quarto andar é conhecido como Shobha Niwas ou Salao da Beleza e tem uma decoraçao única com muitas pinturas douradas e trabalhos em espelhos além das decoraçoes florais. Ele era utilizado como sala de oraçoes.

O quinto andar é Chavi Niwas ou a Casa dos Espelhos e uma arquitetura de espelhos em suas paredes. Antigamente, à luz de velas, o teto do salao parecia estrelado. O guada do palácio nos fez uma demonstraçao apagando as luzes e acendendo duas velas em movimento. É super bonito.

O último e sexto andar chama-se Mukut Mahal ou o Palácio da Coroa de onde se pode ter lindas vistas de Jaipur, dos outros edificios do complexo e dos jardins em que haviam vários pavoes. A coisa mais linda. Nós amamos esse palácio e para mim depois do Forte de Amber (ver post aqui) é a segunda atraçao imperdível de Jaipur.

Outro ponto alto fica na área de Gangajalis of Diwan-i-Khas ou SarvatoBhadra com paredes laranajs e lindos lustres de cristal e que inclui duas urnas gigantes que estao listadas no Guiness Book como os maiores objetos de prata do mundo! Seu objetivo inical era carregar água do Ganges para Londres para que Madho Sigh II pudesse bebê-la durante sua estadia em 1901.

Também na área pública (Pritam Niwas Chowk) o pátio está rodeado por 4 portóes que representam as 4 estaçoes do ano: o portao do Pavao representando o outono, o Portao das Rosas representando o Inverno, o Portao de lotus representando o Verao e o Portao de Leheryia representando a primavera. Um portao mais lindo que o outro e um dos trabalhos mais procurados pelos turistas!

Portao do pavao (Outono)
Portao das Rosas (Inverno)
Portao de lotus (Verao)
Portao de Leheriya (Primavera)

// Onde ficar

Nós ficamos no excelente Umaid Bhawan Hotel que 4 estrelas e fica em um antigo palácio restaurado em Jaipur com uma decoraçao incrível.

Exatamente o que queríamos de um hotel na Índia com pinturas incríveis e quartos confortáveis e lindos.

O nosso tinha uma cama de princesa além de uma mini salinha de estar e um banheiro bem grande e reformado.

A estrutura do hotel também conta com piscina, embora nao tivemos tempo de usá-la, bar, cafeteria e restaurante rooftop onde jantamos na primeira noite por lá e tanto a comida como o atendimento foram fantásticos.

// Onde comer

Umaid Bhawan Hotel

Pink City Jaipur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s