Kremlin significa fortaleza ou cidade fortificada. Na Rússia há mais de 20 Kremlins, a maioria em cidades antigas medievais. O mais famoso, claro, fica em Moscou, que desde a época soviética se transformou na sede do governo da Rússia.
Veja meus vídeos sobre São Petersburgo e Moscou no meu canal do Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLh0-vkODnMs9McBIEm0ZTcYM4XCpI569i

O complexo está composto por quatro palácios e quatro catedrais, rodeados por uma muralha onde estão localizadas várias torres de observação. Uma parte dessa muralha margeia a Praça Vermelha. Essa muralha foi construída entre os séculos XV e XVI, mas a original é de 1147.

O Kremlin foi por muitos anos residência dos Czares russos até que Pedro, o Grande, transladou o centro do governo de Moscou para São Petersburgo.

Hoje o Kremlim abriga o museu mais importante da Rússia, o Museu da Armaria, e voltou a ser sede do governo, pois é o lugar de trabalho oficial do presidente.

Grande parte da área do Kremlim é acessível para turistas, mas é necessário comprar as entradas com antecedência porque se esgotam rapidamente.
É necessário comprar duas entradas:
- Uma para “entrar” no Kremlim e visitar toda sua área externa que inclui a Praça das Catedrais;
- E outra para visitar o Museu da Armaria.
Eu comprei as duas entradas diretamente do site do Kremlim, mas tem que ficar atento porque a venda só abre com 2 semanas de antecedência e o bilhetes são limitados.
Chegando lá trocamos o voucher eletrônico pelos ingressos físicos na bilheteria (ao lado dos Jardins de Alexander), recolhemos o áudio guide e fomos para entrada do Museu da Armaria, um pouco mais abaixo.

Praça das Catedrais
É um conjunto de 4 catedrais em uma mesma praça. Essa praça é famosa porque aí está a Catedral da Anunciaçao, onde se realizaram as coroaçoes de todos os czares russos. Hoje em dia se utiliza o lugar para a posse do presidente.


Por aí também há um canhão gigante, o Zar Pushka, que pesa cerca de 38 toneladas e um sino gigante, de 216 toneladas, que rachou ao ser forjado e nunca foi realmente usado.


O Museu da Armaria
Além de armas, o Museu abriga uma grande coleção de objetos de arte russa e europeia, carruagens reais, coroas, objetos sagrados etc.


Mas o motivo principal que o visitei foi por causa da maior coleção de Ovos Fabergé do mundo!

Carl Fabergé era o ourives dos czares russos e ficou conhecido mundialmente em 1885 quando o czar Alexander III encomendou um “ovo de Páscoa” para sua esposa. A czarina gostou tanto do presente que passou a encomendar um novo ano a cada Páscoa. Fabergé chegou a fabricar 69 ovos. Muitos desapareceram e a maior coleção do mundo, cerca de 20 ovos, está no Museu da Armaria.

Dentro do museu, há uma exposição separada, é necessário comprar um novo ingresso, chamada Fundo de Diamantes, que é uma das exposições de diamantes mais famosa do mundo.
Na área do Kremlim também está o Gran Palacio do Kremlim, construído no século XIX, onde se realizam as recepçoes oficiais do governo.

Outro edifício de destaque é o Palacio Estatal do Kremlim que é o Palacio do Congresso e também Sala de Concertos. É sede oficial do Ballet do Kremlim.

Também há outros edifícios administrativos como o Senado, Serviço de Segurança entre outros cuja entrada é proibida.