As estações de metrô de Moscou: como visitar por conta própria?

O metrô de Moscow foi inaugurado em 1935, idealizado pelo Czar, mas concretizado na era de Stalim, cuja ideia era construir estações em forma de palácio para as pessoas, a fim de manifestar a grandeza do Estado.

É um dos maiores do mundo composto por 12 linhas, 200 estações e 333 km de extensão e mais de nove milhões de usuários por dia, além de ser também um dos mais bonitos. A estação mais profunda é a Victoria Park, com 84 metros de abaixo do solo, 126 metros só de escada rolante!

Há vários tours pelo metrô, inclusive tours gratuitos, que levam em torno de 2 horas cada um. Mas, nós sinceramente não tínhamos esse tempo. Como passamos 24 horas na cidade, queríamos aproveitá-la ao máximo, então fiz a lição de casa e estudei quais seriam as estações mais bonitas. Infelizmente nao nos deu tempo de visitar o metrô em moscou, só conseguimos em Sao petersburgo, mas deixo aqui minha pesquisa a quem puder ajudar.

Me baseei em um estudo das 20 estações mais bonitas de Moscou e fui escolhendo, por facilidade (nao queria ficar pulando de linha em linha) e gosto pessoal, as que queria conhecer. Percebi que a maioria das estações mais indicadas estavam na linha 3 (azul) e então foi essa linha que escolhi, na ordem que está abaixo, com exceção da primeira Komsomolskaya que pertence a linha 1 e é estacão central de trens pela qual você terá que passar de todas as maneiras se vier do aeroporto com o trem expresso.

Komsomolskaya (L1)

É possivelmente a estação mais opulenta de Moscow por seu especto palaciano. Inaugurada em 1952 seu grande destaque é seu teto de estilo barroco, pintado de amarelo e decorado com mosaicos e pinturas. Ele está sustentado por 68 colunas de mármore.

Fonte: rbth.com

Os 8 grandes mosaicos espalhados pela estação mostram generais russos no Parlamento alemão, um discurso de Lenim, cenas do comunismo e do povo lutando pela liberdade.

Ploschad Revolyutsii (L3)

Essa estação foi inaugurada em 1938 e abriga 76 estátuas de bronze de soldados, fazendeiros e trabalhadores representando a Revolução Bolchevista. Uma das estátuas em forma de cachorro diz trazer sorte para os que esfregam seu focinho.

Fonte: rbth.com

Arbatskaya (L3)

Esse estacão foi desenhado por Leonid Polyakov, o arquiteto que construiu um dos sete arranha-céus de Stalim. O chão do estação é de granito colorido e formam uma espécie de “estampa” que lembra um tapete. Os arcos com bouquets de cerâmica esculpidos e os lustres de bronze são outro destaque.

Fonte: rbth.com

Ela fica ao lado do Ministério da Defesa, então dizem, que ela foi construída em formato de bunker para os oficiais em caso de guerra.

Kiyevskaya (L3/ Circle Line)

Ela foi construída sob a supervisão pessoal do líder comunista Nikita Krushev. É uma ma das mais bonitas fica na linha 5 e é toda esculpida em mármore. A estação é cheia de pinturas contando a vida na Ucrânia e sobre os soldados na Revolução de outubro e na guerra civil. Krushev quis aproveitar a chance para homenagear seu país e enaltecer a maneira de como a Ucrânia contribuiu para a formação da União Soviética.

Fonte: rbth.com

Park Pobedy (L3)

O interior dessa estacão é uma homenagem às grandes vitórias do povo russo. Um dos halls celebra a vitória da Guerra contra Napoleão em 1812 e o outro da Segunda Guerra Mundial.

Fonte: rbth.com

Slavyansky Bulvar (L3)

É um estacão mais recente, inaugurada em 2008, e que retrata os metrôs de Paris. É super charmosa com suas paredes revestidas por mármore verde e alumínio e seus três bancos de praça inspirados nos trabalhos do arquiteto francês Guimard.

Fonte: rbth.com

Categorias:Europa, Moscou, Rússia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s