O metrô de Moscow foi inaugurado em 1935, idealizado pelo Czar, mas concretizado na era de Stalim, cuja ideia era construir estações em forma de palácio para as pessoas, a fim de manifestar a grandeza do Estado.
É um dos maiores do mundo composto por 12 linhas, 200 estações e 333 km de extensão e mais de nove milhões de usuários por dia, além de ser também um dos mais bonitos. A estação mais profunda é a Victoria Park, com 84 metros de abaixo do solo, 126 metros só de escada rolante!
Há vários tours pelo metrô, inclusive tours gratuitos, que levam em torno de 2 horas cada um. Mas, nós sinceramente não tínhamos esse tempo. Como passamos 24 horas na cidade, queríamos aproveitá-la ao máximo, então fiz a lição de casa e estudei quais seriam as estações mais bonitas. Infelizmente nao nos deu tempo de visitar o metrô em moscou, só conseguimos em Sao petersburgo, mas deixo aqui minha pesquisa a quem puder ajudar.
Me baseei em um estudo das 20 estações mais bonitas de Moscou e fui escolhendo, por facilidade (nao queria ficar pulando de linha em linha) e gosto pessoal, as que queria conhecer. Percebi que a maioria das estações mais indicadas estavam na linha 3 (azul) e então foi essa linha que escolhi, na ordem que está abaixo, com exceção da primeira Komsomolskaya que pertence a linha 1 e é estacão central de trens pela qual você terá que passar de todas as maneiras se vier do aeroporto com o trem expresso.
Veja meus vídeos sobre São Petersburgo e Moscou no meu canal do Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLh0-vkODnMs9McBIEm0ZTcYM4XCpI569i
Komsomolskaya (L1)
É possivelmente a estação mais opulenta de Moscow por seu especto palaciano. Inaugurada em 1952 seu grande destaque é seu teto de estilo barroco, pintado de amarelo e decorado com mosaicos e pinturas. Ele está sustentado por 68 colunas de mármore.

Os 8 grandes mosaicos espalhados pela estação mostram generais russos no Parlamento alemão, um discurso de Lenim, cenas do comunismo e do povo lutando pela liberdade.
Ploschad Revolyutsii (L3)
Essa estação foi inaugurada em 1938 e abriga 76 estátuas de bronze de soldados, fazendeiros e trabalhadores representando a Revolução Bolchevista. Uma das estátuas em forma de cachorro diz trazer sorte para os que esfregam seu focinho.

Arbatskaya (L3)
Esse estacão foi desenhado por Leonid Polyakov, o arquiteto que construiu um dos sete arranha-céus de Stalim. O chão do estação é de granito colorido e formam uma espécie de “estampa” que lembra um tapete. Os arcos com bouquets de cerâmica esculpidos e os lustres de bronze são outro destaque.

Ela fica ao lado do Ministério da Defesa, então dizem, que ela foi construída em formato de bunker para os oficiais em caso de guerra.
Kiyevskaya (L3/ Circle Line)
Ela foi construída sob a supervisão pessoal do líder comunista Nikita Krushev. É uma ma das mais bonitas fica na linha 5 e é toda esculpida em mármore. A estação é cheia de pinturas contando a vida na Ucrânia e sobre os soldados na Revolução de outubro e na guerra civil. Krushev quis aproveitar a chance para homenagear seu país e enaltecer a maneira de como a Ucrânia contribuiu para a formação da União Soviética.

Park Pobedy (L3)
O interior dessa estacão é uma homenagem às grandes vitórias do povo russo. Um dos halls celebra a vitória da Guerra contra Napoleão em 1812 e o outro da Segunda Guerra Mundial.

Slavyansky Bulvar (L3)
É um estacão mais recente, inaugurada em 2008, e que retrata os metrôs de Paris. É super charmosa com suas paredes revestidas por mármore verde e alumínio e seus três bancos de praça inspirados nos trabalhos do arquiteto francês Guimard.
