Belfast · Europa · Irlanda do Norte

Irlanda do Norte | Roteiro do Titanic em Belfast

Depois de terminar nosso roteiro pelo centro de Belfast seguimos pela Queens Road para o Titanic Quarter no noroeste da cidade.

O Titanic Quarter é parte de um projeto de recuperação da zona portuária de Belfast onde o Titanic foi construído e de onde partiu para sua primeira e única viagem. É um bairro inteiro que foi construído em memória do Transatlântico. Muita gente não sabe, mas no século XX Belfast era uma das cidades mais prósperas da Europa e com uma forte tradição na construção naval.

A cereja do bolo dessa área é o museu Titanic Belfast inaugurado em 2012, exatamente no lugar de onde zarpou o Titanic, há exatos 100 anos do lançamento do navio e que custou quase 100 milhões de euros. É um museu dedicado exclusivamente ao Titanic com um design super moderno que foi projetado para lembrar a proa do navio (tem até a mesma altura!). O revestimento em folhas de alumínio simulam as ondas do mar, seus bancos de madeira tem um espaçamento na sequência do código morsa de SOS enviado pelo Titanic depois de bater no iceberg e sua capacidade de visitantes é de 3547 pessoas, o mesmo número limite de passageiros do Titanic.

O Museu conta de uma forma bem interativa e tecnológica, ao longo dos seus cinco andares e nove salas de exposição, a história de Belfast no século XX e porque foi escolhida para construir o Transatlântico, como ele foi construído, como aconteceu o acidente e muitas outras curiosidades. É possível inclusive visitar as docas onde ele foi construído, que funcionam até hoje e continuam construindo navios e cruzeiros.

Há muitos elementos reais que foram resgatados do navio como a prataria e o cardápio da 1a classe.

Outro destaque são as réplicas das cabines da 1a, 2a e 3a classes do navio.

Há uma parte bem interativa com um vidro no chão em que você pode explorar o navio debaixo d’água e muitas outras atividades.

É altamente recomendável comprar o ingresso online com antecência porque desde que ele foi eleito em 2016 como a atração as vagas são disputadas. Da porta do museu saem vários walking tour para quem quer conhecer todos os detalhes da história e atrações do lugar – é possível visitar inclusive a fábrica em que ele foi cosntruído – a “Harland and Wolf” – e ver os blueprints originais do navio!

Ao sair do Museu é possível visitar o SS Nomadic (está incluído no ingresso), um barco menor conehcido como o irmão do Titanic, pois foi construído para levar passageiros da 1a e 2a classe ao navio. Ele foi totalmente reformado e está no seu lugar original.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s