Europa · Giant's Causeway · Irlanda do Norte

Irlanda do Norte | Visitando o Giant’s Causeway e a Estrada Costeira do Norte

As enigmáticas colunas de basalto do Giant’s Causeway são sem dúvida uma das principais atrações da natureza da Irlanda do Norte. O Giant’s Causeway é uma das Maravilhas Geológicas do Mundo (é a quarta maior do Reino Unido) com mais de 40 mil colunas de basalto resultantes de uma erupção vulcânica que aconteceu há mais 60 milhões de anos atrás.

A maioria das colunas tem forma hexagonal, mas há algumas com quatro, cinco, seis ou sete lados. As mais altas chegam a medir 12 metros de altura e a lava solidificada chega a ter 30 metros de altura em algumas partes! Com tudo isso o lugar foi declrado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1986.

Mas o caminho que leva até lá é uma das rotas costeiras-cênicas mais bonitas do mundo (só perde para a Costa Amalfitana na Europa – na minha humilde opiniao).

A Rota Costeira da Irlanda do Norte (Causeway Coastal Road) começa em Belfast e termina em uma cidadezinha chamada Londonderry. Não é um caminho longo, são cerca de 190 km, mas é um caminho para ser apreciado com calma.

A estrada passa por castelos, penhascos, pontes, arcos, praias desertas, pastos de ovelhas, paisagens rurais e formações rochosas de tirar o fôlego. Sua fama não vem a toa.

Nós alugamos um carro na Europcar em Belfast por 45€ a diária. O único desafio seria dirigir na mão esquerda, mas praticamos um pouco na cidade e foi o suficiente para nos sentirmos confiantes para pegar a estrada. Foi bem tranquilo na realidade, pensava que seria mais difícil dirigir na mão contrária.

A partir de Belfast nossa primeira parada foi na cidade costeira de Carrickfergus, uma cidadezinha portuária com um Castelo do século XII e onde o Titanic ancorou pela última vez em 1912 antes de naufragar. Estacionamos o carro, descemos para curtir a paisagem e tiramos algumas fotos.

Satisfeitos, voltamos para o carro totalmente impactados com a beleza da costa e das cidadezinhas que passávamos pelo caminho: Ballygally, Glenaem e Cushendall – pequenos vilarejos pendurados na costa e com o Glens of Antrim (conjunto de nove vales que se irradiam da planície de Antrim até a Costa), esculpidos pela Era do Gelo de pano de fundo!

A Costa Escocesa está a somente 25 km de distância e em dias claros ela é totalmente visível da estrada. A próxima parada é Ballycastle, uma marina famosa por suas casinhas coloridas e belas vistas do mar do Norte.

Há três quilômetros de chegar ao Giant’s Causeway está a cidadezinha de Bushmills famosa pela Old Bushmill’s Destillery, fundada em 1608, é a destilaria mais antiga da Irlanda em funcionamento. Eu queria muito ter conseguido visitá-la, mas na época que fomos – Dezembro – ela estava fechada.

A parada final foi no tão esperado Giant’s Causeway. Paramos o carro no estacionamento e entramos no Centro de Visitantes. Como Dezembro é baixa temporada não pegamos fila e o lugar estava perfeito sem muita gente por lá.

Entregamos os tickets, recolhemos o audio-guide e seguimos caminhando pelo curto caminho que te leva até as colunas de cobalto.

A formação curiosa de mais de 40 mil degraus negros de forma hexagonal, parece de certa forma artificial, e não é de se espantar que essa surpresa levou ao longo dos anos à criação de várias lendas.

A mais famosa é a de que um guerreiro celta irlandês, Finn MacCool, construiu o caminho de basalto para a Escócia para desafiar seu gigante rival, Benandonner, para um duelo. Mas quando ele chegou à Escócia e viu o tamanho do gigante ficou com medo e voltou correndo para a Irlanda perseguido pelo gigante escocês. Sua mulher rapidamente o disfarçou de bebê e quando Benandonner chegou pensou “se essa é a criança, imagina o tamanho do pai” e voltou correndo para a Escócia destruindo a estrada que deixava para trás.

Inerperadamente o céu cinzento deu uma trégua e conseguimos ver a Costa da Escócia e um pôr do sol dos mais bonitos que já vimos.

Eu adorei o passeio e certamente está na minha lista pessoal de Top 10 mais bonitos da Europa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s