Quem me acompanha no Instagram (@selenesoares), segue aí, sabe que todo sábado de manhã experimentamos um lugar novo para café da manhã em São Paulo, e em uma dessas visitas nos surpreendemos com a Marie-Madeleine. Ela é uma padaria, patisserie e rotisserie no bairro da Vila Nova Conceição, em um lugar super charmoso e pensado nos mínimos detalhes e com os melhores pães e doces que já experimentei na vida.
A loja surgiu depois que a chef Isabel Pereira fez uma especialização em pães na França e conheceu o aclamado chef Jean Luis Clemant que a incentivou a trazer o conceito de padaria gourmet, ainda inédito no Brasil, à São Paulo. Ele inclusive dá aula na loja uma vez ao ano quando vem ao Brasil. É só seguí-la no Facebook para saber as datas.
Os pães são leves e feitos com uma técnica de fermentação natural trazida da França. Além disso para recriar um ambiente ‘francês’ que é famoso por produzir os melhores pães do mundo, a cozinha é resfriada à temperaturas francesas e or ar matido na mesma umidade de lá. Tudo isso para recriar a massa mais próxima possível à original. Os produtos são todos artesanais e os doces são estão entre os mais bonitos e saborosos que já experimentei. O capricho e a qualidade dos ingredientes faz toda a diferença. Entre os pães adoramos o croissant, esse em formato de pêra que tem um leve sabor de panetone e o brioche com a fatia de laranja por cima.
Dentre os doces amamos o de framboesa, que é uma massa de pistache com recheio de framboesas frescas e o de maracujá com recheio de manga e crocante de coco.
Outro destaque da loja fica para a seção de produtos trufados da Maison de la Truffe de Paris. São diversas opções como mel, azeite, manteiga e sal trufados além da própria em conserva. Alguns produtos tem o preço muito bom em comparação com outros do mercado. Compramos o mel trufado, aliás acho esse o melhor sabor que já experimentei na vida, e adoramos. Fica excelente com queijos mais salgados como o grana padano e o queijo azul.
Marie Madeleine
Rua Afonso Bráz, 511, Vila Nova Conceição